Oficial: Jonathan Viera vai jogar nos Emirados Árabes Unidos
Desde a sua estreia no futebol profissional, Jonathan Viera jogou pelo Las Palmas em quatro etapas diferentes. Por uma razão ou outra, a verdade é que nunca se fixou definitivamente no seu clube do coração - a maior duração foi entre 2015 e 2018. De facto, saiu pela porta das traseiras e com o contrato em vigor no final de 2023 devido a divergências com García Pimienta, agora no Sevilha.
Semanas depois, foi confirmada a sua chegada ao Almería, que estava então praticamente despromovido à LaLiga 2. Não foi fácil encontrar jogadores para reforçar um plantel condenado à despromoção, que é uma mancha quase indelével no currículo.
A verdade é que Viera teve um papel de protagonista como rojiblanco e até deixou uma boa impressão, sobretudo tendo em conta o contexto desolador. O balanço em termos de números é este: 12 jogos, nenhum golo, três assistências, três cartões amarelos e uma expulsão. O seu melhor desempenho foi provavelmente na insólita goleada de 6-1 ao Cádiz, embora também tenha passado com distinção contra o Sevilha.
Agora, Jonathan chega a um clube com um estádio com capacidade para apenas 7.500 espectadores, o que não está nem perto da média da LaLiga, e vai disputar uma competição com pouco impacto mediático. Além disso, o Khorfakkan teve dificuldades para garantir a permanência na época 2023/24 (ao contrário do Emirates Club, onde jogaram Andrés Iniesta e Paco Alcácer, que terminou em penúltimo lugar).