Oficial: Umtiti e Barcelona chegam a acordo para rescindir contrato do francês
Umtiti, que esteve emprestado ao Lecce durante a última época, onde atuou a um bom nível, deixando para trás os seus problemas físicos, tinha contrato até 2026 depois de ter renovado em janeiro de 2022.
Nessa altura, não foi registado para que Ferran Torres pudesse ser contratado. Em contrapartida, o seu salário foi difereido, dando-lhe mais anos. Pão para hoje e fome para amanhã. Porque, desde então, Xavi não o quer no plantel. Daí o empréstimo a Itália.
Para esta época, com a chegada de Iñigo Martínez, as renovações de Ronald Araujo e Marcos Alonso, e a continuidade de Christensen e de Eric García, o campeão do mundo com a França em 2018 não tinha lugar. Nem Lenglet, que esteve emprestado ao Tottenham.
Umtiti tinha cerca de 20 milhões de euros a receber pelas próximas temporadas. O Barcelona, na sua declaração de despedida, não fez qualquer menção ao montante da rescisão do contrato, que vigorava até 2026.
"O FC Barcelona expressa a sua gratidão a Umtiti e deseja-lhe sorte e sucesso no futuro", lê-se num comunicado em que se recorda que "encerra uma etapa de sete anos como jogador do Barça. Durante dois primeiros anos fantásticos, formou uma dupla quase imbatível com Gerard Piqué. Na época 2016/17 disputou 43 jogos, enquanto em 2017/18 fez mais 40".
Depois vieram as lesões, que só lhe permitiram disputar 50 jogos em quatro anos, até ao seu empréstimo ao Lecce.
Umtiti termina assim a passagem pelo Barça, com dois títulos de La Liga, três Taças e duas Supertaças.