Oficial: Wojciech Szczęsny é reforço do Barcelona
O último jogo oficial de Szczęsny foi com as cores da seleção polaca, contra a Áustria, no Euro-2024. Mais tarde, o polaco esteve para regressar à Juventus, onde ainda tinha contrato, mas acabou por decidir separar-se do clube por mútuo acordo. O guarda-redes polaco teve, assim, de pensar no que fazer com o seu futuro.
Falou-se de ofertas da Arábia Saudita e de clubes europeus fortes, mas nenhuma das propostas convenceu Szczęsny, que publicou um post nas redes sociais, a 27 de agosto, anunciando o fim da sua carreira futebolística aos 34 anos.
A 21 de setembro, o guarda-redes foi mesmo despedido oficialmente pela Juventus e, antes do jogo da Velha Senhora contra o Nápoles, proferiu algumas palavras aos adeptos a partir do relvado. Um dia depois, no jogo entre Villarreal e Barcelona pela La Liga, o guarda-redes do clube catalão, Marc-Andre Ter Stegen, sofreu uma lesão grave. Pouco tempo depois, foi revelado que o alemão ficaria fora de ação durante muitos meses, e que o seu lugar teria de ser ocupado pelo habitual suplente Inaki Pena.
O Barcelona ficou, assim, sem um guarda-redes de topo na equipa titular. A janela de transferências já estava fechada, pelo que o clube só poderia contratar jogadores que não tivessem contrato. Assim, por razões naturais, o nome de Szczęsny rapidamente surgiu como possibilidade.
Os meios de comunicação polacos e espanhóis começaram a noticiar em massa o interesse no polaco por parte do clube da Catalunha, e o facto de, afinal, uma das figuras do Barcelona ser Robert Lewandowski, ou seja, amigo íntimo de Szczęsny na seleção polaca, fez certamente a sua parte na questão.
A máquina começou e, passados alguns dias, era quase certo que o guarda-redes polaco se juntaria à equipa espanhola. Na terça-feira, Szczęsny teve o prazer de assistir nas bancadas ao jogo do Barcelona contra o Young Boys Bern, na Liga dos Campeões, e as câmaras apanharam-no a cumprimentar alguns dos seus novos companheiros de equipa.
Hoje, o Barcelona anunciou finalmente que vinculou o polaco a um contrato de um ano, e Szczęsny está de volta aos treinos com vista a integrar a equipa principal o mais rapidamente possível. E é aqui que a pausa da seleção nacional vem em socorro, já que o Barcelona vai jogar mais um jogo contra o Alavés, no próximo fim de semana, e depois só defronta o Sevilha a 20 de outubro. É de supor que, nessa altura, a estreia de Szczęsny no Barcelona já terá acontecido.