Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião de Dario Felman: De Bellingham a Yamal passando pelas pérolas da Argentina

Tribal Football / Dario Felman
Jude Bellingham é um fenómeno desde que chegou a Madrid
Jude Bellingham é um fenómeno desde que chegou a MadridProfimedia
Na sua mais recente coluna na Tribal Football, Darío Felman, ídolo do Valencia e do Boca Juniors, analisa o impacto de Jude Bellingham (20 anos) e Lamine Yamal (16) nesta temporada, aposta no Girona para o título da LaLiga e fala sobre Valentin Barco (19 anos), alvo do Manchester City, e Alejo Veliz (20 anos), do Tottenham. Tudo isso e muito, muito mais.

Como é que Jude Bellingham se destacou no Real Madrid?

Em relação a Jude Bellingham, não é fácil jogar no Real Madrid, porque lá todos são estrelas. Todos os melhores jogadores estão lá. Jude chegou a Madrid com apenas 20 anos de idade. Tem personalidade e qualidades de liderança, o que é surpreendente e impressionante numa idade tão jovem. É carismático, eleva a equipa e também os adeptos. É poderoso, marca golos e é impressionante.

No entanto, agora é difícil porque a pressão está sobre ele. Fala-se da Bola de Ouro e de ele se tornar o melhor jogador da história do Real Madrid, etc. A imprensa de Madrid exerce muita pressão sobre os jogadores. Aconteceu também com o Vinicius Jr... com as conversas sobre a Bola de Ouro e acabou por não ser nomeado.

Bellingham tem uma grande presença na equipa do Real Madrid, faz brilhar outros jogadores como Rodrygo - jogadores que eram uma sombra de si próprios antes da chegada de Bellingham! É o único jogador inglês que conseguiu ultrapassar a pressão em Madrid. É claro que ajuda o facto de se jogar na melhor equipa do mundo.

No entanto, os árbitros têm de proteger Bellingham, uma vez que muitas faltas sobre ele na LaLiga (que é como é aqui) podem levar a lesões graves na sua tenra idade. O Real Madrid também tem de proteger e polir a sua nova pérola.

Os árbitros têm de advertir os jogadores adversários que cometem faltas sobre Bellingham, para que a situação não se descontrole sempre que ele cria oportunidades de golo para a sua equipa. Bellingham precisa de proteção. Os árbitros deviam intimidar os jogadores que querem intimidar o Bellingham!

Os números de Bellingham
Os números de BellinghamFlashscore

Poderá Lamine Yamal manter a sua atual evolução no Barcelona?

Quanto a Lamine Yamal, é um jogador de outro planeta - tem apenas 16 anos! Agora já tem a obrigação de ser titular no Barcelona e em Espanha. No meu tempo de futebolista, os adolescentes desta idade só vendiam aperitivos ao público no estádio!

Yamal pode parecer frágil, mas vem de uma academia desportiva muito importante chamada "La Masia" de Barcelona. Por isso, talvez do ponto de vista muscular, é tão forte como um touro, apesar das aparências.

Os novos treinadores gostam de ver os seus jogadores mais jovens envolvidos em todas as sessões de treino e colocá-los também a jogar nos jogos da equipa principal. Os novos treinadores têm uma mentalidade diferente no que diz respeito a envolver realmente os seus jogadores mais jovens ao mais alto nível... em vez de os desenvolverem lentamente como antes. É uma mentalidade mais moderna. Não se trata de negócios e de comprar grandes estrelas, mas sim de conseguir que os jovens jogadores da sua própria academia façam parte da equipa principal.

Robert Lewandowski é um jogador fantástico para a sua idade, uma vez que tem 35 anos. No entanto, continua a ser obrigado a marcar 20 golos por época. Dito isto, Lewandowski precisa de jovens jogadores como Yamal à sua volta em campo.

Relativamente à discussão de Lewandowski com Yamal, penso que Yamal terá aprendido mais sobre futebol nesse jogo do que em todos os anos em que se desenvolveu como futebolista. Ele é um grande jogador no um contra um, mas o Yamal devia ter passado a bola ao seu avançado Lewandowski, que tinha a oportunidade de marcar (e estava na posição certa para marcar), e não ter sido egoísta e tentado marcar ele próprio, rematando para a baliza.

O gesto de raiva de Lewandowski (recusando-se a apertar a mão de Yamal) terá ensinado a Yamal muito sobre futebol num só jogo. O mestre ensinou ao jovem rapaz uma lição sobre como jogar pela equipa e não apenas por si próprio. Pode-se ganhar um ou dois jogos individualmente, mas ao longo de uma época ganha-se jogos jogando em equipa. Foi isso que Lewandowski ensinou a Yamal naquele dia.

O Girona pode vencer a LaLiga esta época?

Em primeiro lugar, gosto muito do Girona pelo que está a oferecer nesta época da LaLiga. O esquema habitual das coisas é que a liga é um duelo entre o Real Madrid e o Barcelona e o Atlético de Madrid está como que à espera de um deslizes dos dois. No entanto, este ano, e do nada, o Girona apareceu como candidato, quando normalmente está a lutar para evitar a despromoção!

Contratou jogadores "desconhecidos". Além disso, formou um bloco que todas as boas equipas têm de formar - começando na defesa e indo para a frente. O atual jogador do Barcelona, Oriel Romeu, foi fundamental no Girona na época passada para formar a equipa. Esta época, adquiriram um grande brasileiro (Sávio) e alguns jogadores ucranianos impressionantes. A equipa é compacta, rápida e as vitórias ajudam-na a tornar-se uma equipa melhor a cada semana que passa.

Com o passar do tempo, se Deus quiser, espero que o Girona continue a sua série de vitórias e que os jogadores evitem lesões, uma vez que o plantel carece de profundidade. Adoro a solidariedade da equipa, o companheirismo, a velocidade. No início da época, ninguém pensava duas vezes no Girona.

O brasileiro Sávio é espetacular no um contra um! Consegue marcar golos com os dois pés. É possível ver a marca do treinador na equipa. O que o treinador Michel conseguiu no Rayo Vallecano é o que está a fazer agora no Girona. Criou uma equipa lutadora que sabe o que está a jogar. Conhecem os seus limites, defendem e atacam em conjunto.

É como a grande equipa do Getafe de há uns anos atrás, mas com mais qualidade a nível individual. O Girona é uma equipa muito sólida na defesa e com um ataque fresco. Este ano, o Girona não está a lutar contra a despromoção... está no topo do campeonato e a lutar pela conquista da LaLiga.

O seu desafio, como sempre, é evitar a despromoção e não ganhar o campeonato. Para fazer uma comparação, a melhor equipa neerlandesa da história (a era Cruyff) nunca chegou a ganhar o Campeonato do Mundo, mas o seu legado permanece. Espero que o Girona ganhe a Liga esta época e, de certeza, que ninguém os esquecerá... seja qual for o resultado. Seria uma lufada de ar fresco se o Girona o conseguisse!

O problema em Espanha é que, se os árbitros forem duros nas suas decisões contra o Real Madrid ou o Barcelona... são afastados da arbitragem dos grandes jogos. No entanto, se os árbitros forem duros com equipas como o Valência ou o Girona, não há consequências!

Há que ter em conta que muitas equipas mais pequenas dependem do Real Madrid e do Barcelona (financeiramente) para encherem os seus estádios e há também a pressão da imprensa. Por isso, não é fácil para uma equipa como o Girona ir até ao fim.

A classificação do Girona
A classificação do GironaFlashscore

Fale-nos de Valentin Barco. Ele tem condições de se transferir para o Manchester City?

Com apenas 16 anos, Valentin Barco estreou-se na primeira divisão argentina! Que talento! É um diamante em bruto que precisa de ser bem tratado e de trabalhar muito para atingir todo o seu potencial. É um jovem que tem tudo para se tornar um futebolista fenomenal.

É ousado e inteligente e já jogou na ala e também no interior. Tornou-se num antigo número 10 que tem liberdade para jogar onde quiser, devido à sua habilidade com a bola.

Se o Manchester City tiver paciência para acompanhar a sua evolução, vai conseguir tirar o melhor partido dele. Valentin adaptar-se-á a qualquer equipa europeia, porque é um jogador fenomenal e vem de um bairro difícil, tendo subido rapidamente na carreira e já tem experiência a um nível superior. Apesar da sua juventude, Valentin tem personalidade.

Vou dar-vos um exemplo: na recente final da Taça Libertadores da América do Boca Juniors contra o Fluminese, no Estádio do Maracanã, Valentin pôs-se em cima da bola com os dois pés e parou o jogo, desafiando a equipa brasileira e provocando os seus adeptos, como se dissesse: "Nós somos o Boca e aqui estou eu. Por isso, é melhor terem cuidado". Apesar de o Boca estar a perder por 1-2 no prolongamento, Valentin deixou a sua marca ao mostrar aos adversários que a sua equipa ainda estava no jogo!

Ele nem sequer tem 20 anos! Talvez se possa comparar a ele Riquelme, que, creio, também parou o jogo de forma semelhante. Pela sua visão e pela forma como sente e vive o futebol, há algo de Riquelme em Valentin Barco.

Os números de Barco
Os números de BarcoFlashscore

A ida de Marcelo Gallardo para o Al Ittihad é uma surpresa para si?

Acredito que Marcelo Gallardo teve um sucesso brilhante no River Plate e encerrou um ciclo excelente lá. Na verdade, fui consultado pelo Valência sobre Gallardo. Queriam saber mais sobre ele e estavam a considerá-lo como possível treinador. Gallardo é um jovem treinador que fez história num clube mundialmente conhecido e lendário, que todos conhecem e reconhecem como o grande River Plate. Ganhou tudo lá.

Creio que aceitou o cargo na Arábia Saudita sabendo que Karim Benzema estaria lá, dando mais hipóteses de sucesso ao projeto. Portanto, é um passo em frente. Ele é um vencedor como treinador. Ele olha para a bola de cristal do futebol com a sua visão única.

Gallardo adora jogadores como Benzema, jogadores que correm e transmitem confiança à equipa e que também praticam um bom futebol individual. O próprio Gallardo foi um grande jogador, tecnicamente, por isso sabe o que procura nos seus melhores jogadores. Também acredita muito no trabalho de equipa.

A filosofia que tenta transmitir aos seus jogadores é que, jogando bom futebol, as coisas boas acontecem. É uma abordagem positiva e eficaz.

Até que ponto Alejo Veliz pode tornar-se bom? O Tottenham é o clube certo para ele?

Alejo Veliz? Ele é um tanque! Em espanhol, chamamos-lhe "el tanque". Mais uma vez, é um jogador muito jovem, com apenas 20 anos. Ele vem de uma região da Argentina (Santa Fé) que produziu alguns jogadores muito bons, como Messi, por exemplo. Com 1,86 metros, Veliz é bastante alto. Assinou um contrato com o Tottenham até 2029! É um jogador que se sente à vontade na área.

É um rapaz que nasceu para marcar golos. Tecnicamente, não é o melhor do mundo, mas tem um grande instinto para o golo. É o tipo de jogador a quem se podia vendar os olhos e ele continuaria a saber onde fica a baliza! É muito rápido num espaço limitado de poucos metros.

No meu tempo de futebolista, havia um pequeno jogador alemão chamado Gerd Muller. Era um antigo número nove, um pouco como Veliz na área - "un pescador" (um pescador) - alguém bom com a cabeça e os pés e com a capacidade de transformar oportunidades em golos.

Veliz precisa de mais experiência para chegar ao nível de Muller e também tem de aprender uma nova língua (inglês), mas tem potencial para chegar até ao fim. É um jogador potencialmente monstruoso! Veliz é jovem e a pressão sobre um avançado é imensa. Quem não marca golos é um fracasso no futebol e quem marca é tratado como um fenómeno.

Com exceção do Manchester City, que joga como os Deuses, o futebol inglês baseia-se na obtenção de bons cruzamentos para a área e é aí que entra em jogo um bom número nove - para aproveitar as suas oportunidades e transformar os cabeceamentos em golos.

Espero que Dezotti esteja certo sobre seu jogo aéreo ser incomparável, mas acho que vamos ter que esperar para ver Veliz se desenvolver mais como jogador de futebol e aprender a cabecear a bola ainda melhor do que antes.

Na Argentina, a maioria dos jogadores vem dos bairros mais difíceis. Eles aprendem futebol na rua. Por isso, mentalmente, estão mais preparados para os desafios de jogar no exterior do que os jogadores que vêm de ambientes mais protegidos.

Os números de Veliz
Os números de VelizFlashscore