Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Mbappé não terá vida fácil no Real, o melhor mercado do Atlético, e o que o Chelsea pode esperar de Anselmino

Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid
Diego Simeone, treinador do Atlético de MadridJAVIER SORIANO/AFP
Na sua última coluna no Tribalfootball, Dario Felman, ídolo do Valência e do Boca Juniors, avisa Kylian Mbappé de que não será fácil chegar ao Real Madrid. Dario também declara que este mercado de verão foi o melhor que Diego Simeone viveu como técnico do Atlético de Madrid e oferece aos adeptos do Chelsea uma visão sobre a nova contratação, Aaron Anselmino.

KYLIAN MBAPPé, ENDRICK? ALGUÉM PODE PARAR O REAL MADRID?

Eu diria que Mbappé é um dos melhores jogadores do mundo neste momento. De facto, sem dúvida, é o melhor jogador do mundo neste momento. Atenção! Está agora a jogar na melhor equipa do mundo (Real Madrid) no que diz respeito à qualidade dos seus jogadores e às suas finanças, e por muitas outras razões. Que é a melhor equipa do mundo, não há dúvida.

No entanto, creio que Mbappé não vai encontrar facilidades porque a Liga espanhola é difícil. Aqui em Espanha, não se trata apenas de saber jogar e compreender o futebol como jogador. Isso não é suficiente. Ele vem do campeonato francês, onde o PSG por vezes ganhava a Ligue 1 com 20 pontos de diferença para as outras equipas. Ganhava em França porque era o melhor jogador da melhor equipa de França.

No Real Madrid, porém, Mbappé tem atualmente muita concorrência na frente de ataque da sua própria equipa: com jogadores como Vinicius, Bellingham, Rodrygo. Todos eles estão numa posição privilegiada no que diz respeito a jogar na melhor equipa do universo. Dito isto, penso que Mbappé se adaptará, porque é um jogador espetacular. Tem tudo para ser um jogador de sucesso no Real Madrid. Tem velocidade e habilidade. É um grande finalizador e também sabe cabecear. No entanto, não vai ser fácil para Mbappé, pois a LaLiga é um campeonato muito difícil para qualquer jogador.

Além disso, os árbitros estão a ser postos em causa e estão sob grande escrutínio e pressão na LaLiga. Os árbitros têm medo de cometer erros quando o Real Madrid ou o Barcelona jogam. Há quem pense que os árbitros estão no bolso do Real Madrid, uma vez que este é o atual campeão da LaLiga e da Liga dos Campeões, com todo o prestígio que isso implica e com a riqueza e o poder do clube. O emblema do Real Madrid é posto em causa pelo público. É o único país onde também há dúvidas sobre a veracidade do VAR. Todo este favoritismo é uma "vantagem" para o Real Madrid, mas também pode ser uma "desvantagem" para os jogadores, uma vez que os pressiona a ganhar tudo e a nunca perder.

Quanto ao novo brasileiro contratado pelo Real Madrid, Endrick, é um avançado centro clássico. É jovem, compacto e potente. É um jogador muito interessante e um grande atacante. Em relação às suas aparições, marcou muitos golos no Brasil e pelo Brasil (subindo de escalão) e também ganhou troféus e prémios.

No entanto, Endrick vai ter dificuldade em conseguir minutos no Real Madrid, competindo com jogadores como Rodrygo, Bellingham e Mbappé. Dito isto, Endrick é um jogador fenomenal. Acredito que poderá vir a jogar mais jogos pelo Real Madrid no futuro, mas precisa de ser paciente, ter pés assentes na terra e de ter personalidade para esperar pela sua vez.

Resta saber se ele tem paciência, porque a sua adaptação não tem sido a ideal até agora, pelo que li. No entanto, tem sete compatriotas brasileiros no plantel, pelo que deverá adaptar-se rapidamente. De facto, o Real Madrid carecia de um avançado centro a sério... até o contratar. Naturalmente, Endrick tem muito potencial para marcar golos. No entanto, precisa de jogar jogos para concretizar o seu potencial.

PODEMOS COMPARAR ESTA ÉPOCA DA HISTÓRIA COM O TEMPO DE PUSKAS E DI STEFANO?

A época de Di Stéfano, Puskas e Gento no Real Madrid foi espetacular. Dominaram em Espanha e também na Europa e foram a equipa que iniciou a grande história do clube que hoje conhecemos. A equipa de hoje também pode deixar a sua marca, mas não sei se tem jogadores como Alfredo Di Stéfano ou Gento.

Os tempos eram outros e as equipas também jogavam menos jogos. Hoje em dia, o Real Madrid joga qualquer coisa como 70 jogos por época! É provavelmente o dobro do que o Real Madrid jogava no tempo de Di Stéfano. Nessa altura, marcar 15 golos por época era um grande feito para um avançado. Hoje em dia, 15 a 19 golos por época não é um número assim tão elevado para um avançado de topo.

O QUE ACHOU DO MERCADO DE VERÃO DO ATLÉTICO MADRID?

Penso que este foi o melhor verão de contratações para Diego Simeone nas suas 14 épocas como treinador do Atlético de Madrid. A contratação do espetacular avançado Alexander Sørloth, proveniente do Villarreal, é o substituto ideal para Morata. O Atlético de Madrid sentia falta de um substituto para Morata quando este se lesionava nas épocas anteriores. Correa nunca foi um número 9.

Quanto a Julián Álvarez, é um grande jogador e já tem muitos golos para um jovem. Julián Álvarez é realmente um grande avançado e é descomplicado dentro e fora do campo, o que é importante para qualquer clube de topo. É um jogador honesto, que se caracteriza pela sua humildade e trabalho árduo, e que vai contribuir muito para a equipa. Não é alguém que festeja os golos sozinho ou que tem problemas com a imprensa.

O Atlético Madrid também contratou Le Normand da Real Sociedad, um defesa central espetacular. Vai ser ótimo para a defesa. Penso que o Atlético de Madrid de Simeone tem possibilidades na LaLiga esta época. O problema, na época passada, foi que as lesões afetaram a evolução da equipa.

ESTARÁ O BARCELONA A COMETER UM ERRO AO VENDER VITOR ROQUE?

Vitor Roque tem apenas dezanove anos. Chegou numa altura difícil para o Barcelona, quando Xavi não conseguiu dominar o Real Madrid na Liga e a equipa acabou por perder muitos pontos ao longo da época passada.

Roque jogou bem, substituindo jogadores lesionados, mas foi apresentado como o salvador do clube, o que não é justo, dada a sua tenra idade, e penso que Roque nunca ganhou autoridade no balneário. Também não assumiu verdadeiramente o manto do que significa representar o FC Barcelona, dada a sua tenra idade. É preciso ter em conta que o FC Barcelona é provavelmente a segunda equipa mais importante da Europa.

Como brasileiro, Vitor Roque tem uma boa habilidade com a bola e pode jogar com os dois pés, deslocando-se para a esquerda e para a direita, se necessário. Mais do que nunca, Roque tem de ser paciente. Os grandes jogadores, como Messi, Iniesta e Xavi, já se foram embora. Na altura, a equipa era verdadeiramente fantástica. É uma altura difícil para o Barcelona, pois há menos dinheiro agora do que antes e a sua época verdadeiramente gloriosa já passou. Ainda há esperança para Roque, mas não vai ser fácil.

O jogador tem potencial para crescer no clube, desde que não seja emprestado. No entanto, não é a solução para os problemas do clube, que espera que ele se transforme no jogador que mostrou ser no Brasil e no Barcelona.

HANSI FLICK É O TREINADOR CERTO PARA O BARCELONA?

Penso que Hansi Flick é um treinador com personalidade e capacidade para tentar mudar o estilo de futebol do FC Barcelona. Ele está consciente de que o tiki-taka e o futebol lento, com 20 passes para o golo, não é o que é necessário. Está aqui para trazer as coisas de volta à realidade. É duro e seguro na mudança da dinâmica. Agora, há uma ênfase na pressão, nas bolas vindas das alas e também nos passes em profundidade.

Como alemão, tem a dureza mental de acreditar que está no comando do melhor clube do mundo e de fazer com que seus jogadores também acreditem nisso. Ele sabe que o clube, os dirigentes e os adeptos são muito exigentes, mas é determinado e claro quanto aos seus objetivos. Veja-se o jogo com o Valência em Mestalla.

O Valência estava a ganhar, mas o Barcelona rapidamente voltou a entrar no jogo e quase metade da equipa catalã era constituída por jovens que normalmente não jogam na equipa principal.

O QUE DIZER AO CHELSEA SOBRE AARON ANSELMINO?

Em relação ao Aaron Anselmino, pelo que vi dele... é um jogador espetacular e tem apenas dezanove anos! É um jogador muito alto, que defende muito bem e é bom no jogo aéreo. É um vencedor, pois é bom com os pés e é excelente no um contra um. Gosto muito disso nele.

Não é um jogador que se limita a rematar a bola para o campo. Vi-o marcar um grande golo a 30 metros de distância pelo Boca Juniors. Que golo! É o tipo de jogador que pode jogar em qualquer parte do campo. Por exemplo, penso que também poderia ser um ótimo 6, a jogar à frente da defesa... dada a sua capacidade, juventude e visão de jogo. Pode ser um jogador como o Valverde, que sabe defender e também se envolve no meio-campo... apesar de ser tecnicamente um defesa.

Anselmino sabe dominar a bola e controlar o estado do jogo. Neste momento, está de novo emprestado ao Boca Juniors. No entanto, acredito que pode vir a desenvolver todo o seu potencial no Chelsea, no futuro, se conseguir adaptar-se a viver tão longe da família, pois ainda é muito jovem.

REAL MADRID ESTÁ A FALAR A SÉRIO SOBRE FRANCO MASTANTUONO?

Franco Mastantuono? Estamos a falar de um jogador com um apelido impronunciável! Para além disso, o rapaz tem apenas 17 anos. Como jogador, eu colocaria-o na categoria de um número 10, que é um atacante que atua nos espaços entre o meio-campo central e a linha de frente. Na Argentina, chamamos essa posição de "enganche" e, em inglês, diríamos "hook". Jogadores lendários como Maradona e Mario Kempes jogaram nesta posição.

Apesar da sua idade, Mastantuono é inteligente. Este rapaz sabe onde colocar a bola. Só tem 17 anos, mas já tem uma grande visão. Facilita as coisas difíceis. O treinador tem de tirar o máximo partido de um jogador como este. Tem um grande futuro, mas tem de ser desenvolvido corretamente e não podem precipitar a sua venda e estragar o seu desenvolvimento. O River Plate é uma equipa que gosta de jogar bom futebol. Se ele sair da equipa no futuro, tem de ser de uma forma gloriosa e não pela "porta das traseiras", numa janela de transferências de inverno.

Ele precisa de desfrutar do seu futebol na Argentina e continuar a desenvolver-se, e o treinador pode então trabalhar as suas capacidades e técnica. Franco Mastantuono tem um grande futuro se o Real Madrid o deixar evoluir no River Plate... antes de o comprar mais tarde, quando estiver pronto e preparado.