Opinião: Valverde é exatamente o que o Real Madrid de Ancelotti precisa
Oito pontos em 12 possíveis e uma imagem muito distante do que os adeptos esperavam após a chegada de Kylian Mbappé é o balanço que o Real Madrid está a fazer após as primeiras quatro jornadas do campeonato espanhol.
No entanto, no meio da tempestade, Fede Valverde tem sido capaz de manter a equipa a voar e dar asas a uma equipa que ainda não encontrou o tom físico certo e não se entende totalmente em campo. O uruguaio tem-se mantido alheio aos problemas dos seus companheiros, num início de época que mostra que se afirmou como um dos melhores médios do planeta.
É normal que El Pajarito, como gosta mesmo de ser chamado, comece a partida com uma velocidade a mais do que os demais, mas desta vez a diferença é muito maior. Por vezes, está a dar passos de gigante para se tornar o derradeiro Millennium Falcon.
Está mais rápido, mais resistente, mais forte, mais maduro, mais motivado e, depois de ter herdado o "8" de Toni Kroos, está agora também a mostrar uma magia que não sabíamos que possuía. E provou-o com o toque de calcanhar que deu a assistência para o primeiro golo da Tartaruga na Liga.
Valverde é exatamente o que o Real Madrid de Carlo Ancelotti precisa: uma peça que tire as outras estrelas da letargia. Assumiu o papel de capitão moral, mesmo que não use a braçadeira. Longe de abrandar, acelera o ritmo quando as coisas se complicam. É um líder.