Pau Cubarsí: Porquê tanto entusiasmo em Espanha e no Barcelona?
O seu extraordinário talento permitiu-lhe subir na hierarquia e tornar-se o terceiro jogador mais jovem do Barcelona a estrear-se na UEFA Youth League, com 15 anos, nove meses e oito dias. "Foi sempre o capitão porque era muito responsável, dava tudo, ganhava o respeito dos companheiros graças ao seu comportamento exemplar e à sua hierarquia em campo", afirma ao Sport o seu antigo treinador Albert Puig Alcaide. "Sempre foi muito maduro. Lembro-me de quando ele perdeu um penálti decisivo no torneio LaLiga Promessas, ele soube assumir a responsabilidade e gerir isso como eu raramente vi."
Como era de esperar, Xavi Hernández tomou nota e convocou Cubarsí para o estágio de pré-época do Barcelona, antes de ser chamado à seleção espanhola de sub-17 para o Campeonato do Mundo de 2023, na Indonésia. Cubarsí foi titular numa equipa espanhola que venceu o seu grupo e chegou aos quartos de final da competição em novembro.
Estreia na equipa principal
Quando regressou da seleção, Cubarsi juntou-se à equipa principal do emblema blaugrana e, quatro dias antes do seu 17.º aniversário, foi escalado por Xavi num jogo da Taça do Rei contra o Unionistas de Salamanca CF. Poucos dias depois, Cubarsí estreou-se na LaLiga como titular no Estádio Benito Villamarín. O Barça venceu o Real Betis (2-4) e o defesa destacou-se pela sua maturidade ao lado de Ronald Araújo na defesa.
Com 1,82 m de altura, o prodígio do Barcelona dominou os duelos aéreos e foi quem mais contribuiu para a circulação de bola da equipa. Não foi nada tímido em campo, quebrando linhas com passes diretos para os médios e provando que é um defesa central moderno com um carisma especial quando tem a bola nos pés.
"Estou muito feliz", disse Cubarsí após a sua estreia na Liga em Sevilha. "Foi a melhor semana da minha vida. É muito forte jogar na equipa principal do Barça, porque sempre fui um 'culé', por isso este é um sonho tornado realidade. No dia anterior, no treino, soube que podia ser titular, mas só foi confirmado quando o Xavi anunciou a equipa. Fiquei muito contente. No início estava muito nervoso, mas à medida que fui ganhando confiança comecei a soltar-me e a ser eu próprio".
Aclamado pelos colegas de equipa e pelo treinador
O desempenho de Cubarsí tem merecido elogios de todos no clube, e Araújo compara-o a Gerard Piqué, o ídolo do Barcelona.
"Aprendi com o Piqué", diz o internacional uruguaio. "Ele não era rápido, mas era inteligente. Estava sempre alerta, tecnicamente dava-nos instruções. Faz-me lembrar o Cubarsí. É muito inteligente, tem um talento incrível. A sua qualidade quando sai com a bola, a inteligência para se posicionar bem. Temos de cuidar dele porque é um talento para o clube durante muitos anos".
Depois do jogo contra o Real Betis, Cubarsí voltou ao banco no jogo que o Barça perdeu em casa contra o Villarreal (3-5). Desde então, foi titular nos sete jogos seguintes da LaLiga, nos quais a equipa catalã está invicta, e estreou-se na Liga dos Campeões contra o Nápoles, na terça-feira à noite, tendo recebido o prémio de melhor jogador da UEFA.
O jovem foi particularmente impressionante na vitória sobre o Getafe (4-0), mais uma vez assumindo o papel principal. Após a vitória, o companheiro de equipa João Cancelo apelidou-o de "Franz Beckenbauer Cubarsí" nas redes sociais.
O seu treinador, Xavi, elogiou o jovem jogador. "Nem parece que tem 17 anos. Cubarsi é o melhor defesa que temos para fazer sair a bola de trás. É um espetáculo vê-lo jogar. Está a um nível muito elevado na defesa, entra nos duelos, protege a bola, não é batido e não falha um passe".
A sua maturidade com os seniores não passou despercebida ao selecionador espanhol Luis de la Fuente, que o convocou para esta janela internacional, na qual a Espanha jogará amigáveis contra a Colômbia e o Brasil.
Cubarsí, que se estreou pelo Barcelona há apenas dois meses, já conquistou um lugar no coração dos adeptos e todos no clube estão confiantes de que o futuro da defesa da equipa está em boas mãos.