Prémios Flashscore: Jude Bellingham recebe dois prémios de uma só vez
Depois de três anos de sucesso no Borussia Dortmund, Jude Bellingham deixou a Bundesliga alemã no verão passado. Transferiu-se para o Real Madrid por 103 milhões de euros.
Elogios de todos os lados
Antes disso, quase conduziu o Borussia Dortmund ao seu primeiro título de campeão em onze anos. A sua grande compreensão do jogo, o controlo da bola e a sua incrível mentalidade vencedora fizeram de Bellingham um líder indiscutível no Dortmund.
Apesar da sua juventude, chegou mesmo a usar a braçadeira de capitão em algumas ocasiões. O seu treinador na altura, Edin Terzic, ficou fascinado com a maturidade de Bellingham e entusiasmou-se em outubro de 2022, chamando-lhe "o jogador de 19 anos mais velho que já vi".
Harry Kane, capitão da seleção inglesa, fez elogios semelhantes. Durante o Campeonato do Mundo de 2022, o goleador viu com bons olhos o seu jovem companheiro de equipa.
"Acho que é um jogador fantástico. Consegue fazer tudo, com e sem bola. É bom a pressionar, mexe-se muito, luta com os adversários. Com a bola, consegue fazer metros, driblar, fazer passes e marcar golos. Gosto muito do Jude. Tem uma personalidade muito boa e é muito maduro para a sua idade", afirmou o avançado.
A Inglaterra chegou aos quartos de final no Catar, com Bellingham como titular absoluto. Foi a primeira vez que o médio mostrou o seu talento num grande palco.
Depois de se transferir para o Real Madrid, quase não precisou de tempo para se adaptar. O seu novo treinador, Carlo Ancelotti, gostou imediatamente do estilo de jogo de Bellingham e mudou as suas tácticas de tal forma que o jovem inglês tornou-se o sucessor perfeito de Karim Benzema, que tinha partido para a Arábia Saudita.
De armador a goleador
No papel, Bellingham ainda é um médio, mas, na prática, o jovem de 20 anos atua como uma espécie de avançado-sombra. As suas jogadas em profundidade são inteligentemente cronometradas e quase imprevisíveis. Bellingham sabe exatamente quando deve recuar e quando deve aparecer na área adversária. 17 golos em 21 jogos pelo Real e uma celebração de golo icónica são o resultado deste estilo de jogo pouco ortodoxo.
Apesar da sua juventude, Jude Bellingham exala um domínio incrível. A sua ética de trabalho e a vontade de se esforçar ao máximo fazem dele o jogador ideal para o Real.
O seu companheiro de equipa Vinicius Junior também acredita nisso: "Nasceu para jogar no Real Madrid e para marcar uma era aqui, no maior clube do mundo."
A única preocupação de Bellingham é o domínio da língua: "Ainda não falo espanhol. Lamento, mas estou a deparar-me com obstáculos inesperados com esta língua. É difícil, admito-o. Em todo o caso, prometo o máximo empenho - garantido!"
O futuro pertence a Jude Bellingham. Nos últimos meses, passou de prodígio a super-estrela. A era de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi está lentamente a chegar ao fim e novos nomes estão a chegar à ribalta. Um trio - formado por Bellingham, Kylian Mbappe e Erling Haaland - está pronto para seguir os passos gigantescos de "CR7" e "La Pulga".
Mas também é evidente que um jogador com a sua ambição não se contenta em receber dezenas de elogios. O seu verdadeiro objetivo não é fazer o maior número possível de manchetes, mas sim ganhar o maior número possível de títulos.
Em Madrid, tem as melhores condições para isso. E Bellingham também será uma força a ser reconhecida no Euro-2024.