Raphinha ganha confiança e apoio no Barcelona
A mudança de treinador foi positiva para o Barcelona. A equipa Culé passou da irregularidade com Xavi ao equilíbrio com Flick. Ainda é cedo, só passaram quatro rondas da LaLiga. Ainda há um longo caminho a percorrer e, entretanto, vão surgindo alguns nomes que, com o passar do tempo, estão a merecer a aprovação do treinador alemão. Um deles é Raphinha (27 anos).
O brasileiro já mostrou que está em grande forma. Fisicamente, é um comboio: rápido, potente e forte no um contra um. Em termos de técnica, tem uma capacidade interessante quando se trata de finalizar em corrida ou de primeira. Faz fugas de bola quando os adversários estão em cima dele. Impulsiona a equipa e tornou-se um dos capitães dos blaugrana.
"Sinto-me bem, tenho trabalhado muito desde que regressei de férias. Sabia que esta época era muito importante para mim e estou a tentar dar o meu melhor", disse o carioca depois de marcar três golos contra o Real Valladolid, numa tarde perfeita para os adeptos do Barcelona.
A confiança de Flick
Ao contrário de Xavi, que nunca deixou Raphinha em campo por mais de 60 minutos - alternou a titularidade com outros como Ferran, Fermín ou Pedri em alguns jogos - Hansi Flick apoiou Raphinha num verão em que tudo apontava para uma possível saída do brasileiro.
Nico Williams, uma das estrelas do Campeonato da Europa com a Espanha, esteve ligado ao Barcelona durante todo o mercado. No entanto, a direção do Barcelona não conseguiu assegurar os serviços do atacante do Athletic Bilbao e Raphinha ficou com a posição de titular.
Flick deu-lhe espaço e Raphinha respondeu com golos e um papel de destaque. O jogador disputou quatro jogos, marcou três golos e fez duas assistências. Na seleção brasileira, o seu papel também está a crescer. A presença de Vinicius Jr, Rodrygo ou Endrick não o deixa sem lugar no onze canarinho e até marcou um grande golo de livre direto contra a Colômbia, na fase de grupos da Copa América.