Real Madrid esquece Cristiano Ronaldo, Barcelona recorda os bons velhos tempos de Messi
As comparações são odiosas. Por vezes, são desnecessárias. No entanto, no futebol, são muitas vezes um instrumento de debate. De análise. As carreiras de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi sempre se confrontaram. Partilharam os seus melhores momentos na LaLiga. Real Madrid e Barça, por seu turno, tiveram de ultrapassar a saída das suas duas maiores estrelas das últimas décadas .
Em Chamartín, parecem ter esquecido Cristiano Ronaldo. Sergio Ramos, primeiro, assumiu a responsabilidade de ser o líder que levou o Real Madrid de Zidane a conquistar a LaLiga em 2021. Um ano mais tarde, Karim Benzema, com Carlo Ancelotti no banco, assumiu a liderança da equipa e levantou o troféu da Liga dos Campeões, em Paris. Agora, entre Bellingham e Vinicius Jr, partilharam a liderança da orquestra merengue para somar mais uma Liga dos Campeões... e um título de campeão.
Embora Vinicius Jr. ainda esteja a anos-luz do que Cristiano Ronaldo foi para o Real Madrid, está no bom caminho. Marcou golos nas duas finais da Liga dos Campeões que disputou. Melhorou a sua capacidade de finalização e, com a sua velocidade, drible e potência, enlouquece as defesas adversárias. É um candidato à Bola de Ouro.
Contraste total
Em Barcelona, a perspetiva é diferente. Messi foi para o PSG, depois de Joan Laporta ter decidido não renovar o contrato do jogador argentino. Desde então, apesar da LaLiga conquistada por Xavi em 2022 e da Supertaça (onde venceram o Real Madrid), os blaugrana não encontraram alguém para ocupar o lugar de Messi, nem uma equipa que consiga manter a regularidade esperada ao nível da elite.
Ansu Fati, chamado para ser o substituto de Messi, teve de ser emprestado ao Brighton para encontrar ritmo. Vítor Roque está à procura de uma saída devido à falta de minutos. Memphis, Ferran, Raphinha, João Félix, foram jogadores que tiveram um desempenho aceitável mas que estiveram longe do nível necessário para recuperar a imagem do Barça a nível internacional.