Real Sociedad vence Almería (1-0) e o sonho da Liga dos Campeões fica mais real
A Real Sociedad está muito perto de se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada, mas teve de suar muito para vencer o Almería, que, com 39 pontos, praticamente selou seu lugar na primeira divisão por mais um ano.
Os andaluzes começaram com vontade de invadir a Arena Reale. Teve várias oportunidades na fase inicial, mas pouco a pouco a equipa da casa foi-se impondo e controlando as operações no terreno de jogo.
As coisas mudaram de vez aos 36 minutos, quando Luis Suárez foi expulso prematuramente. Inicialmente, o jogador do Almeria recebeu um cartão amarelo, mas o VAR veio rectificar a decisão do árbitro, que lhe mostrou um cartão vermelho directo e abandonou o relvado.
Pouco mais de 10 minutos depois, surgiu o golo da vitória do Real. Nos descontos da primeira parte, Take Kubo tirou da cartola um magistral remate de pé esquerdo para bater Fernando Martínez, que só pôde assistir à bola a voar para a sua baliza.
Reveja aqui as principais incidências da partida
O japonês está a atingir a maioridade e foi o homem do jogo. Está livre sob as ordens de Imanol Alguacil e demonstrou-o ao criar algumas oportunidades mais perigosas que o poderiam ter ajudado a aumentar o seu número de golos. No entanto, a sorte não esteve com ele da mesma forma que esteve com o 1-0.
Sem estar sujeito a um cerco implacável, o Almeria escapou a sofrer mais um golo antes do final do jogo. A equipa basca teve uma segunda parte muito agradável, em que só precisou de distribuir a bola com calma para evitar contratempos indesejados.
O resultado garante quase matematicamente a presença da Real Sociedad na principal competição continental, dependendo do resultado do Villarreal. O Almeria, por sua vez, não deve fazer drama com a derrota, já que está em uma posição relativamente confortável.