Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reportagem: Madrid em êxtase a antecipar a chegada de Mbappé

Mbappé está prestes a deixar o PSG
Mbappé está prestes a deixar o PSGAFP
O avançado do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé. parece estar a aproximar-se de uma transferência para o Real Madrid, com a excitação já a crescer na capital espanhola.

O capitão da seleção francesa, de 25 anos, informou os dirigentes do PSG que pretende sair no verão, no final do seu contrato, disse na quinta-feira uma fonte próxima dos campeões da Ligue 1. O Real Madrid está em posição privilegiada para contratar um jogador que já tentou várias vezes no passado, mas que foi rejeitado, embora se tenha recusado a comentar quando questionado pela AFP.

O Flashscore sabe que a oferta de Madrid para Mbappé é menor do que em 2022, quando ele decidiu renovar contrato com o PSG, com a Cadena SER a revelar que o jogador quer 50 milhões de euros brutos por temporada, juntamente com um robusto bónus de assinatura de 120 milhões de euros.

O jornal Marca afirmou que Mbappé já informou os dirigentes do clube "que só queria jogar no Real Madrid" e acrescentou que informou os gigantes espanhóis da sua decisão de deixar o PSG na terça-feira, 48 horas antes de ser revelado por uma fonte próxima do emblema parisiense.

Com os números e o impacto do fair-play financeiro a serem geridos pelos contabilistas do Real Madrid, os adeptos e os meios de comunicação social locais começam a sonhar com o que poderá vir a acontecer.

"A contagem decrescente começou", escreveu o jornal Marca no início do dia: "Sete anos depois, tudo aponta para que a chegada de Mbappe seja uma realidade a partir de 1 de julho."

Os números de Mbappé na Ligue 1
Os números de Mbappé na Ligue 1Opta by Stats Perform, AFP

Mbappé teve a oportunidade de se juntar ao Real Madrid do Mónaco em 2017, mas escolheu o PSG, talvez intimidado pela dificuldade de entrar num ataque com Cristiano Ronaldo, Gareth Bale ou Karim Benzema. Agora, ele poderia liderar a linha ao lado de Vinicius Junior e Jude Bellingham.

"Seria perfeito", disse à AFP Luis Cáceres, presidente da federação de adeptos do Real Madrid: "Ele é o melhor jogador do mundo, isso é inegável. Já o vimos jogar e sabemos do que é capaz, é um grande jogador."

Mbappé, que ainda não venceu a Liga dos Campeões, ainda pode cruzar-se com o recorde de 14 vezes vencedor do Madrid na competição deste ano.

O jornal espanhol AS diz que o Madrid vai "manter o silêncio" sobre Mbappe enquanto as duas equipas ainda estiverem a competir na Europa.

No passado mês de junho, um adepto do Real Madrid conseguiu levar o presidente do clube, Florentino Pérez, a dar uma pista sobre o futuro de Mbappé. Enrique Higueras, de 22 anos, cruzou-se com Pérez à porta de um restaurante e perguntou-lhe se ele iria trazer o avançado gaulês para o Santiago Bernabéu.

"Sim, mas não este ano", respondeu Pérez.

Higueras, um estudante doutorando em ciências do desporto, disse à AFP que acredita que Mbappe terá sucesso se e quando chegar. "Tenho a certeza de que ele vai jogar no Madrid e fazer história", disse: "Não acho que o Real Madrid precise de Mbappé para ganhar a Liga dos Campeões... mas, obviamente, se Mbappé se juntar, as hipóteses de ganhar esse precioso troféu aumentam muito."

Amargura

No entanto, alguns adeptos continuam a recordar o desprezo de Mbappé e as ofensas sentidas desde então.

Oscar Movellan Martinez, um consultor de negócios de 42 anos e autodescrito "grande fã" de Madrid, disse que não estava feliz com Mbappé por ter, aparentemente, desdenhado os Blancos depois de renovar seu contrato com o PSG.

"O que aconteceu em 2022 eu posso entender, pela pressão que o rapaz recebeu... na imprensa até o (presidente francês Emmanuel) Macron", disse Movellan: "O que eu não gostei foi da atitude depois... Compreendo que ele possa ter sido pressionado a renovar com o PSG quando queria vir para Madrid, mas não compreendo a sua reação."

Se Mbappé for para o Real Madrid no verão, talvez sejam necessários alguns golos do melhor marcador de sempre do PSG para acalmar as coisas.

"Acho que os adeptos do Bernabéu vão ficar um pouco amargurados no início, mas vejam bem - é uma base de adeptos que até assobiou o (Zinedine) Zidane nos velhos tempos", acrescentou Movellan.

Outros estão a optar por não confiar que Mbappé se vai juntar ao clube até que seja oficializado.

"Até o ver assinar, não vou acreditar, depois do que aconteceu em 2022", acrescentou Cáceres.