Sorloth junta-se à lista dos homens que marcaram um poker ao Real Madrid
Alexander Sorloth fez uma exibição impressionante contra o Real Madrid. O único senão para o avançado, que lidera a corrida ao Pichichi com 23 golos, foi não ter marcado o quinto golo para manter o Submarino Amarelo na luta pelas competições europeias até à última jornada.
O primeiro golo do norueguês surgiu logo no primeiro minuto. A loucura foi desencadeada na segunda parte, com um hat-trick em menos de 10 minutos (48 a 56 minutos). Uma voracidade que surpreendeu a equipa com menos pontos do campeonato espanhol e que o colocou na história como o 11.º jogador a marcar esse número de golos num só jogo contra a equipa da capital.
Antes do 11 do Villarreal, o jogador mais recente a conseguir esse feito foi Taty Castellanos, a 25 de abril de 2023, na visita dos merengues ao Girona, que terminou com uma vitória por 4-2 para os catalães, ainda muito longe do que a equipa de Míchel tem sido este ano.
No século XXI, o primeiro a marcar um hat-trick contra o Madrid foi Diego Milito, em 2006, durante a vitória do Real Zaragoza por 6-1 sobre os Blancos na Taça do Rei. Antes disso, é preciso recuar até 1957 para encontrar uma atuação semelhante contra os espanhóis, neste caso por Eulogio Martínez, do FC Barcelona.
Lewandowski, inesquecível
Há um jogador da atual equipa do Barça que também marcou contra a equipa da capital: Robert Lewandowski. Fê-lo com a camisola do Borussia Dortmund a 24 de abril de 2013, deixando a equipa então treinada por José Mourinho praticamente fora da Liga dos Campeões.
Este é possivelmente o poker recebido que os adeptos madridistas mais recordam. Pela importância do momento, pela forma como acabaram eliminados da sua competição fetiche e pela dor de se verem inferiores a um adversário, a priori, inferior em todos os aspectos.
Os 11 jogadores que marcaram quatro golos num só jogo contra o Real Madrid:
José Samitier - FC Barcelona (1926)
Tomás Bestit - CE Europa (1929)
Martí Ventolrà - FC Barcelona (1935)
Martínez Catalá - Espanyol (1940)
Emilín - Real Oviedo (1944)
Esteban Echevarría - Real Oviedo (1947)
Eulogio Martínez - FC Barcelona (1957)
Diego Milito - Real Zaragoza (2006)
Robert Lewandowski - Borussia Dortmund (2013)
Taty Castellanos - Girona (2023)
Alexander Sorloth - Villarreal (2024)