Thomas Tuchel, Hansi Flick e companhia: Dez treinadores alemães no estrangeiro
Thomas Tuchel
Inglaterra - A partir de 1 de janeiro de 2025
Thomas Tuchel foi recentemente treinador do Bayern de Munique, mas teve de abandonar o cargo no final da época passada. No entanto, as suas qualidades são reconhecidas e apreciadas em Inglaterra. O treinador de 51 anos venceu a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA com o Chelsea, em 2021. Foi também nomeado Treinador Mundial da FIFA do Ano 2021 pelos seus feitos.
Agora tem a oportunidade de levar a Inglaterra ao título do Mundial-2026.
Hansi Flick
Barcelona - desde 1 de julho de 2024
Hansi Flick é também um antigo treinador do Bayern, onde ganhou o triplete Bundesliga, Taça da Alemanha e Liga dos Campeões em 2019/2020. Separaram-se em 2021, tendo o técnico natural de Heidelberg assumido o comando da seleção alemã, dois meses depois. Este capítulo terminou após dois anos menos bem sucedidos.
Flick assumiu o comando do Barcelona no início da época e arrancou a sério. Ganhou nove dos seus primeiros onze jogos. Também impressionou com várias vitórias retumbantes contra o Real Valladolid e o Young Boys. Apenas o 2-4 contra o Osasuna é considerado um pequeno deslize nos seus primeiros 3 meses e meio.
Fabian Hürzeler
Brighton - desde 1 de julho de 2024
Foi uma jogada surpreendente no verão: Fabian Hürzeler foi promovido pelo St. Pauli, mas não foi para a Bundesliga, transferindo-se para o Brighton, em Inglaterra. No entanto, a transferência não surgiu do nada: Hürzeler assumiu o comando do Hamburgo em dezembro de 2022 e deu uma volta completa aos Kiezkickers. Uma boa equipa da segunda divisão tornou-se uma verdadeira candidata à subida, sagrando-se campeã na primeira época completa sob o comando de Hürzeler.
O desempenho do treinador de 31 anos também foi reconhecido em Inglaterra e os serviços do técnico foram assegurados. O início de época tem sido prometedor: após sete jornadas, o clube ocupa o 6.º lugar com 12 pontos e venceu os dois primeiros jogos da Taça da Liga.
Ralf Rangnick
Áustria - Desde 1 de junho de 2022
Ralf Rangnick já viveu muita coisa no seu tempo. Como treinador, passou pelo Estugarda, Hannover, Schalke e Hoffenheim, entre outros, antes de se mudar para a Red Bull em 2012. Depois de anos como diretor desportivo, treinador e diretor desportivo mundial, deixou o cargo em 2020. Após um breve interlúdio no Lokomotiv de Moscovo, assumiu o comando do Manchester United durante seis meses.
É o treinador da seleção austríaca desde 2022. Com ele, a Áustria continuou a desenvolver-se e tornou-se uma verdadeira potência na Europa. Chegou a um histórico segundo lugar nos oitavos de final do Campeonato da Europa de 2024, mas voltou a perder, tal como em 2021.
Matthias Jaissle
Al Ahli - desde 28 de julho de 2023
Matthias Jaissle jogou futebol no Hoffenheim durante vários anos, mas terminou a sua carreira ativa surpreendentemente jovem, aos 25 anos, em fevereiro de 2014. Tornou-se treinador adjunto de Sebastian Hoeness e Alexander Zorniger antes de assumir o cargo de treinador principal dos sub-18 do RB Salzburgo em 2019. Seguiram-se passagens pelo FC Liefering e, finalmente, pelo RB Salzburgo - antes de a Arábia Saudita o chamar e ele rescindir o contrato em julho de 2023 para se juntar ao Al Ahli.
O clube promovido, que é apoiado pelo fundo soberano saudita, fez logo grandes aquisições e terminou em terceiro lugar em 2023/2024, com as contratações de Roberto Firmino, Riyad Mahrez, Allan Saint-Maximin, Franck Kessie, Gabri Veiga, Merih Demiral, Roger Ibanez e Edouard Mendy. No entanto, a atual temporada teve um início muito mais fraco: com apenas sete pontos em seis jogos, está em 10.º lugar.
Sandro Schwarz
RB New York - Desde 14 de dezembro de 2023
Sandro Schwarz entrou na Bundesliga em 2017 como treinador do Mainz 05, mas teve de deixar a equipa após pouco mais de dois anos. Seguiu-se uma boa passagem pelo Dínamo de Moscovo, que o levou a regressar ao Hertha Berlim, na Alemanha, para a época 2022/2023. No entanto, esta época foi um fracasso total - a Velha Senhora foi despromovida após dez anos na primeira divisão - e o treinador, agora com 46 anos, foi despedido pouco antes do final da época.
No entanto, esta má última passagem não impediu o RB New York de o contratar como novo treinador em dezembro de 2023. Depois de um bom início de época - incluindo uma vitória por 4-0 contra o Inter Miami - o desempenho da equipa da Big Apple caiu um pouco. Após 33 jogos, a equipa está atualmente em sétimo lugar na Conferência Este da MLS e, por isso, estaria nos play-offs.
Thomas Reis
Samsunspor - desde 1 de julho de 2024
De 2011 a 2019, Thomas Reis esteve fora da ribalta durante muitos anos: treinou equipas de jovens ou foi treinador adjunto. Reis assumiu o lugar de Robin Dutt no Bochum em setembro de 2019. O treinador de 51 anos teve três anos para provar o seu valor antes de o Bochum se separar dele. Em outubro de 2022, era suposto manter o Schalke 04 promovido na Bundesliga, mas falhou e teve de sair no início da época 2023/2024.
Thomas Reis está atualmente a escrever um pequeno conto de fadas no Samsunspor. O clube promovido no ano passado está em segundo lugar na Süper Liga da Turquia - apesar de o clube ter uma proibição de transferências em vigor até ao final da atual época. O clube de Samsun venceu seis dos seus primeiros oito jogos, quatro dos quais sem sofrer golos.
Tim Walter
Hull City - desde 1 de julho de 2024
Na Alemanha, Tim Walter é mais conhecido pela sua passagem pelo Hamburgo, onde foi treinador principal de julho de 2021 a fevereiro de 2024. Antes disso, esteve também ativo no Estugarda, no Holstein Kiel e nas equipas jovens do Bayern e do Karlsruher SC.
A partir desta época, viajou pela primeira vez para o estrangeiro e está na linha da frente do Hull City. A época começou mal: não conseguiu vencer nenhum dos cinco primeiros jogos do campeonato e foi também eliminado da Taça da Liga. Mas depois veio a pequena recuperação, com três vitórias, o que atualmente é suficiente para o 13.º lugar.
Thorsten Fink
KRC Genk - Desde 1 de julho de 2024
Thorsten Fink tornou-se um verdadeiro "globetrotter" ao longo dos anos. Depois de passagens pelo FC Ingolstadt, Basileia e HSV, o jogador do Dortmund viajou por todo o mundo: Chipre, Áustria, Suíça, Japão, Letónia, Emirados Árabes Unidos e agora Bélgica.
Depois de uma época no VV St-Truiden, Fink está desde esta temporada no KRC Genk. A época começou da melhor forma: o clube venceu sete dos primeiros nove jogos, antes de entrar na pausa internacional com uma derrota frente ao Kortrijk.
Daniel Farke
Leeds United - Desde 4 de julho de 2023
A carreira de treinador de Daniel Farke não podia ser mais invulgar. Depois de seis anos no SV Lippstadt 08, passou para a segunda equipa do Borussia Dortmund, assinou com o Norwich City em 2017 e esteve quatro anos no banco de suplentes. Seguiram-se dois meses no FK Krasnodar, onde se demitiu após o início da guerra de agressão russa na Ucrânia. Em seguida, treinou o Borussia Mönchengladbach na época 2022/2023.
No final da época, regressou a Inglaterra, onde o clube terminou em terceiro lugar após uma excelente época, mas não conseguiu chegar ao play-off de promoção. Na época atual, o clube está em quinto lugar, com apenas uma derrota.