Transferência de Dovbyk para o Girona investigada por alegada fraude
Próximo de garantir a presença na Liga dos Campeões, o Girona vê a temporada ensombrada por uma questão fiscal. Esta quinta-feira, o portal Sportarena deu conta de que a mudança de Artem Dovbyk a, no verão, foi usada para uma alegada fraude.
Segundo a mesma fonte, Oleksiy Lundovsky, empresário de Dovbyk, terá constituído uma empresa na Estónia (país para onde também mudou a residência) para negociar a transferência do goleador e assim não pagar impostos na Ucrânia. A entidade celebrou apenas a transferência do avançado de 26 anos, o que levantou algumas suspeitas por parte do estado ucraniano.
De acordo com os cálculos feitos pelo advogado Evgeny Kuzmin, que denunciou a situação, a Ucrânia terá perdido uma importante quantia em termos dos impostos que deveriam ter sido pagos da transferência cifrada em 7 milhões de euros.
Perante esta situação, o Kiev, apoiado pela federação local, pondera apresentar uma queixa na UEFA. O organismo que regula o futebol europeu dará assim início a uma investigação que pode terminar em sanções para Dnipro, Girona e agente, sendo que o principal risco é a exclusão das provas europeias.
Com 26 anos, Dovbyk tem sido um dos destaques do clube catalão, sendo o melhor marcador da LaLiga, com 19 golos em 31 partidas, a que junta ainda cinco assistências.