Três temas em destaque no penúltimo fim de semana da LaLiga
O Real Madrid sagrou-se campeão, o Barcelona, o Girona e o Atlético garantiram o apuramento para a Liga dos Campeões, enquanto o Almeria e o Granada desceram, mas ainda há alguns assuntos importantes por resolver.
Batalha da Liga Europa
No domingo, Real Sociedad e Real Betis enfrentam-se na procura da vaga na Liga Europa. A Real Sociedad, sexta classificada, vai a Sevilha enfrentar o Betis, sétimo, com apenas um ponto de vantagem.
Os anfitriões já sabem que não vão contar com Isco e Guido Rodriguez, depois de ambos terem sofrido pancadas no empate a 2-2 com o Las Palmas, na quinta-feira.
"É um jogo muito importante, temos a oportunidade de o jogar em casa e vamos tentar terminar o melhor possível", disse o treinador do Betis, Manuel Pellegrini.
A Real Sociedad venceu o Valência por 1-0 na quinta-feira e ultrapassou o Betis, o que garantiu a participação nas competições europeiaws pela quinta temporada consecutiva, embora ainda falte confirmar a competição.
O guarda-redes espanhol Alex Remiro destacou-se contra o Valência e poderá ser fundamental no Benito Villamarin, com os adeptos do Betis a impulsionarem a sua equipa.
Cádiz ainda se mantém firme
O Cádiz não tem sido brilhante, mas conseguiu duas vitórias por 1-0 nos últimos dois jogos e continua na 18.ª posição, à espera de um milagre para sobreviver.
Atualmente, está a quatro pontos da segurança e recebe o Las Palmas no domingo, uma equipa que não vence há 12 jogos na LaLiga.
Se o Cádiz vencer essa partida, terá uma chance de permanecer na última jornada da temporada, mesmo que ainda dependa de outros resultados para evitar o destino de Granada e Almeria.
Entretanto, a corrida para a subida à LaLiga a partir da segunda divisão é renhida, com várias equipas próximas no topo.
Atualmente, o Real Valladolid e o Leganés ocupam os lugares de promoção automática a três jornadas do fim, com o Eibar e o Espanyol ainda na corrida.
De olho em Xavi
O Barcelona recebe o Rayo Vallecano no domingo, com o técnico Xavi Hernández no centro das atenções.
O catalão decidiu continuar no comando do clube, apesar de ter anunciado em janeiro que deixaria o Barcelona e que estava desgastado com o trabalho.
No entanto, depois de ter chamado a atenção para as dificuldades financeiras do Barcelona, os meios de comunicação social espanhóis noticiaram que o presidente Joan Laporta ficou aborrecido com o treinador e decidiu não viajar para a vitória da equipa por 2-0 em Almeria, na quinta-feira.
O Barcelona está a tentar garantir o segundo lugar à frente do Girona e, se o Rayo causar uma reviravolta no domingo, isso poderá perturbar ainda mais Laporta.
O dirigente do Barcelona não é a pessoa mais calma e já aconteceram coisas mais estranhas no clube do que uma nova reviravolta no futuro de Xavi.
Fique de olho: Alexander Sorloth
Embora o Villarreal não tenha tido um bom desempenho e esteja no meio da tabela, o atacante norueguês Sorloth está numa fase espetacular. O avançado tem 19 golos, um a menos que o melhor marcador da competição, Artem Dovbyk.
Cinco dos golos do avançado do Girona foram marcados de penálti, enquanto nenhum foi marcado por Sorloth. O Villarreal recebe o novo campeão Real Madrid no domingo e Sorloth é a principal esperança dos anfitriões.
Principais números
2 - Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, é o único jogador a marcar dois hat-tricks nesta temporada na LaLiga.
163 - Chris Ramos, do Cádiz, é o jogador que venceu mais duelos aéreos no campeonato
500 - O lateral do Sevilha, Jesus Navas, que deixa o clube no final da temporada, atingiu esta semana um marco histórico de jogos na LaLiga