Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Varane: "José Mourinho lançou a era de glória do Real Madrid"

Carlos Volcano
Raphael Varane retirou-se do futebol no Como
Raphael Varane retirou-se do futebol no ComoGetty Images via AFP
Raphael Varane diz que José Mourinho lançou as bases para o sucesso atual do Real Madrid.

O antigo defesa do Real Madrid falou com o L'Equipe esta semana, depois de ter anunciado a sua retirada do futebol em Como, no início deste mês.

"Estava à procura de algo especial e encontrei o Como", disse Varane.

"Depois da pré-temporada, a minha família vinha para Itália, mas quando me lesionei a 11 de julho, soube imediatamente que estava tudo acabado. Fiz uma entorse no joelho esquerdo. Se o meu joelho esquerdo me diz que está farto, tenho de o ouvir. Nos últimos três anos, só me lesionei lá", lembrou o central francês.

Varane chegou ao Real Madrid com 18 anos, um pedido expresso de José Mourinho.

"Fiz tudo um pouco mais depressa do que os outros. Tive a sorte de vir para um clube que dá tempo aos jovens para aprenderem a um nível muito elevado e amadurecerem fisicamente. O que eles fazem há anos, comigo, com Valverde, Vinicius ou Rodrygo, é excecional. Todos os grandes clubes deviam copiar o Real Madrid", afirmou.

Sobre os seus treinadores, Varane lembrou que foi Mourinho que o levou, com uma chamada quando estava no Lens, e que foi Zinedine Zidane que levou o clube à sua idade de ouro.

"José Mourinho começou algo enorme, (Carlo) Ancelotti conseguiu convertê-lo, e depois tivemos a geração de ouro no seu auge, com Zizou à frente. Mou chamou-me de Lens para assinar pelo Real Madrid. Aprendi muito com ele, embora nem sempre estivéssemos de acordo em tudo. Ele compreende muito bem os jogadores, sempre os defendeu, sempre assumiu os momentos difíceis", explicou Varane.

Agora retirado dos relvados, o central francês explicou que vai continuar em Itália.

"Vou juntar-me ao comité de desenvolvimento de Como. Ainda tenho algo a contribuir para o futebol e isso permite-me ver o outro lado da questão. Ser um atleta de alto nível é muito mais complicado do que as pessoas pensam. Tive a sorte de estar rodeado de boas pessoas, mas mesmo assim foi muito, muito difícil", assumiu.