Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Xavi acredita que conquista do título é vital a longo prazo para o Barcelona

Xavi está no comando do Barcelona desde 2021, sucedendo a Ronald Koeman
Xavi está no comando do Barcelona desde 2021, sucedendo a Ronald KoemanReuters
O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, disse que foi uma "sensação magnífica" conquistar o primeiro título da LaLiga ao leme do clube onde ganhou oito como jogador, colocando um ponto final a uma seca de quatro anos para os gigantes catalães.

A equipa de Xavi conquistou o título depois de dois golos de Robert Lewandowski na primeira parte, que conduziram a uma vitória por 4-2 sobre o rival Espanhol, no domingo.

A última vez que o Barcelona tinha sido campeão foi na época 2018-19, quando tinha os grandes craques do clube Lionel Messi e Luis Suarez a liderar o ataque.

Robert Lewandowski marcou dois golos no domingo
Robert Lewandowski marcou dois golos no domingoReuters

No entanto, como o clube caiu numa profunda crise financeira, ambos tiveram de sair e o clube começou a cair.

No entanto, Xavi guiou a equipa de volta ao topo menos de dois anos depois de ter regressado ao clube para substituir Ronald Koeman, em novembro de 2021, e disse que a conquista do título é crucial para o futuro.

"Ficámos com uma sensação magnífica, mais de 10 meses de trabalho, de sacrifício. Foi um trabalho extraordinário", disse Xavi ao Movistar Plus.

"Para os adeptos, para o clube, era vital ganhar a Liga para a estabilidade do projeto, temos de continuar neste caminho. Este título significa que estamos a fazer as coisas muito bem, o que nos dá estabilidade, embora ainda tenhamos trabalho a fazer nas competições europeias", apontou.

O Barça não conseguiu passar dos oitavos de final da Liga dos Campeões nas últimas três épocas.

Depois de uma era gloriosa entre 2005 e 2019, quando o clube conquistou quatro títulos da Liga dos Campeões e 10 campeonatos da LaLiga, o Barcelona só chegou às meias-finais da competição europeia uma vez desde que conquistou o título em 2014/15.

Esta época o clube fez uma excelente campanha a nível interno, tendo derrotado o rival Real Madrid na final da Supertaça de Espanha e conquistado a Liga com quatro jornadas de antecedência.

Xavi disse que sentiu a pressão e ficou contente com o apoio da sua família.

Jules Kounde, do Barcelona, celebra o quarto golo com Robert Lewandowski, Gavi e Alex Balde
Jules Kounde, do Barcelona, celebra o quarto golo com Robert Lewandowski, Gavi e Alex BaldeReuters

"Pensei na minha mulher, nos meus pais, nos meus irmãos e irmãs... na equipa, que sofreu muito, naqueles que nunca falham", disse Xavi.

"Estamos em Espanha e aqui as críticas são normais, acontecia-me quando era jogador, mas sou muito teimoso e no final a recompensa chega quando há bom trabalho."