Xavi falha receção do Barcelona ao Maiorca
Acompanhe as principais incidências da partida
Xavi Hernández vai falhar o jogo entre o Barcelona e o Maiorca, depois de ter recebido o quinto cartão amarelo em San Mamés, onde a sua equipa não conseguiu vencer uma equipa que entrou em campo com uma mão cheia de suplentes. As circunstâncias eram ideais, uma vez que o Real Madrid tinha empatado em Valência e o Girona tinha sucumbido em Son Moix, mas nem mesmo estes incentivos deram o impulso necessário a uma equipa que continua, a partir do terceiro lugar, a oito pontos da liderança.
É raro um treinador receber tantas advertências. A realidade é que acumulou o mesmo número de advertências que Araújo - sancionado para receber os novos finalistas da Taça do Rei - e já ultrapassou outro defesa-central do seu plantel, o dinamarquês Christensen (tem quatro em 21 jogos). O homem de Terrassa ainda não conseguiu pôr fim a um problema que o acompanha desde que assumiu o comando da equipa Culé no final de 2021.
Há outro facto que é, no mínimo, revelador: enquanto jogador, Xavi nunca teve mais de seis cartões na mesma edição da competição nacional. De facto, em algumas épocas, não foi sancionado em nenhuma ocasião e, na maioria das vezes, recebeu apenas duas ou três. Esta estatística sugere que, embora as suas conversas com os árbitros fossem comuns na altura, agora parece ter mais dificuldade em gerir as suas emoções.
Para piorar a situação, o Barça não conta com outros dois jogadores que costumam ser titulares: Frenkie de Jong e Pedri Gonzalez. O primeiro sofreu uma lesão no tornozelo e ainda não se sabe quanto tempo ficará fora de ação, enquanto o segundo, infelizmente para o clube e para a seleção, é titular há vários anos. Um novo contratempo muscular deixa o jogador das Ilhas Canárias na doca seca... previsivelmente por várias semanas.