Yuri Berchiche vs Brais Méndez: o encontro mais importante do clássico basco
Siga as principais incidências da partida
Numa partida em que a emoção, a luta e o sentimento pelas cores são o mais importante, também há espaço para os jogadores brilharem como indivíduos. Para o clássico basco da 20.ª jornada da LaLiga, uma atenção especial deve ser dada ao duelo entre Yuri Berchiche e Brais Méndez, ambos em grande forma.
Um defesa implacável contra um atacante habilidoso que tentará desbloquear o jogo em todas as ações. É o que se pode esperar do confronto entre os jogadores do Athletic Club e da Real Sociedad. Um confronto de titãs em que apenas um deles sairá vitorioso. Até ao momento, a balança está ligeiramente a favor do txuri-urdin, com duas vitórias e uma derrota em três encontros a defender as suas atuais cores.
Apesar da ligeira vantagem de Brais, não será fácil para ele superar um Yuri que venceu 61,33% dos duelos defensivos em que esteve envolvido durante a época 2023/24. De facto, os leões estão há 449 minutos sem sofrer golos com o lateral-esquerdo em campo.
A segurança defensiva que o defesa traz aos rojiblancos reflete-se no facto de que nos últimos seis jogos em que jogou 90 minutos, a equipa não sofreu golos. No entanto, esta estatística começou a ser feita logo após a goleada da Real Sociedad por 3-0 no dérbi da 8.ª jornada.
Mesmo assim, Berchiche esteve presente em oito dos nove jogos em que a equipa de Ernesto Valverde conseguiu não sofrer golos: a formação basca é a terceira melhor da liga neste aspeto, com 19 golos sofridos.
Brais ameaça a segurança da Catedral
Sem Kubo, os azuis e brancos vão a Bilbau com Brais Méndez como principal arma ofensiva. Imanol Alguacil vai recorrer ao galego para tentar desestabilizar a sólida equipa do Athletic. O objetivo: vencer e convencer como na primeira volta.
O canhoto tem sido o grande destaque da equipa esta temporada. Não pára de procurar a verticalidade para chegar à baliza adversária o mais rapidamente possível. Esta fixação permitiu-lhe completar 2,06 dribles por jogo até agora nesta temporada.
A capacidade goleadora deste jogador também é inquestionável, com 57 golos em 316 jogos profissionais. Uma produção direta à qual juntou nada menos que 29 assistências.
Desde que se juntou ao clube de San Sebastian em 2022, vindo do Celta de Vigo, Méndez está empatado em golos (16) com Sorloth (agora no Villarreal) como melhor marcador daReal, por isso, se marcar no dérbi, liderará a classificação sozinho.
Os ingredientes para o duelo entre Yuri e Brais estão prontos. Resta esperar por sábado para ver se estão à altura das expetativas, num dos melhores jogos da atualidade na LaLiga.