Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Só Messi e Ronaldo superam Rúben Castro: Aos 41 anos à procura de fazer história em Espanha

Bruno Henriques
Rúben Castro pode quebrar o recorde da LaLiga2
Rúben Castro pode quebrar o recorde da LaLiga2Málaga
É o espanhol com mais golos na história do futebol do país vizinho. Começou a carreira no Las Palmas, em 2000, e só em 2017 é que esteve fora, ao serviço do Guizhou Zhicheng. Persegue o recorde de Nino para se eternizar na LaLiga 2.

Os adeptos mais desatentos poderão estranhar o nome de Rúben Castro. Com 41 anos, este experiente avançado espanhol encontra-se atualmente ligado ao Málaga, na segunda divisão de Espanha, onde esta época soma oito golos e três assistências em 34 jogos.

Trata-se, contudo, do jogador mais espanhol mais prolífico do futebol profissional em Espanha. Nos 23 anos de carreira que leva, Rúben Castro apontou 285 golos entre a LaLiga e a LaLiga 2, um registo que só é superado por aqueles que podem ser considerados como os melhores de sempre a jogar no país vizinho: Cristiano Ronaldo (311 golos) e Lionel Messi (474).

A meses de completar o 42.º aniversário parece pouco provável que Rúben Castro ainda vá a tempo de eliminar a desvantagem de 189 golos que tem para Messi (são 26 para Ronaldo, sendo que nas últimas épocas nunca ficou abaixo dos 15 golos), mas existe outro recorde que o avançado espanhol tem em mente.

Os números de Rúben Castro nas últimas épocas
Os números de Rúben Castro nas últimas épocasFlashscore

Com o tento apontado ao Leganés, Rúben Castro chegou aos 193 golos na segunda divisão. Está a um de igualar Nino, o recordista máximo, e a dois de se tornar ele próprio no principal artilheiro da história da LaLiga2. A festa pode acontecer já este fim-de-semana diante do Andorra e o Málaga de certo que agradecia um bis, já que se encontra no 20.º lugar, a oito pontos da manutenção.

Uma carreira em casa

Profissional desde 2000, Rúben Castro fez toda a carreira no futebol espanhol. A única exceção? Uma passagem de meia temporada pelos chineses do Guizhou Zhicheng, da China, onde apontou sete golos em 12 partidas.

De resto, representou Las Palmas, Deportivo, Albacete, Racing Santander, Nàstic, Huesca, Rayo Vallecano, Bétis, Cartagena e Málaga. No palmarés conta com dois títulos da LaLiga2.