2023/24, a época de confirmação de Khéphren Thuram?
Há rumores de que se irá transferir para Inglaterra ou Itália. Para já, Khéphren Thuram continua em França. Ele também voltou à Ligue 1 com o OGC Nice, participando nos dois empates dos eaglets (1-1 com o Lille e Lorient). Grande promessa francesa que se destacou no ano passado com a primeira convocatória para a seleção francesa, o médio demonstrou muito talento. Este ano, já está de volta à grande forma e quer impressionar ainda mais o mundo do futebol.
Jogador importante
Não é muito frequente que os jovens jogadores sejam considerados elementos-chave de uma equipa. Normalmente, é a experiência que ilustra o termo. Mas no caso de Thuram, é justo dizer que ele é um dos jogadores mais importantes do plantel do Nice. Titular desde janeiro de 2020, traz personalidade e calma ao meio-campo. É uma força importante que o Gym deve aproveitar ao máximo enquanto pode.
Não nos enganemos, se ainda estiver a jogar na Riviera, Thuram tem potencial para ser recrutado por um grande clube, quer tenha ou não um bom desempenho nesta temporada. No entanto, a nível pessoal, dá a impressão de estar determinado a fazer desta uma boa temporada.
O seu primeiro desempenho do ano contra o Lille foi uma prova da sua capacidade de regressar à competição ao mesmo nível que a deixou. Depois de um verão marcado por um dececionante Euro Sub-21, Thuram contribuiu ativamente para a evolução da sua equipa. Tão valioso na recuperação como na criação, mostrou entendimento com Terem Moffi e foi um passador fundamental. Um minuto depois, marcou um golo. O golo foi anulado por fora de jogo, mas foi um golo que abriu os olhos. O lugar de Thuram no Le Gym será crucial este ano.
Ele também mostrou isso no último fim de semana contra o Lorient. Versátil, oscilou entre a defesa e o ataque com eficácia (4 remates, dos quais 2 à baliza). Graças a essas duas boas atuações, é atualmente o 2.º jogador da Ligue 1 que mais criou oportunidades (7, atrás de Téji Savanier, que tem 8). E mesmo que ainda esteja no início da temporada, o francês tem definitivamente o suficiente para fazer o seu nome na Liga este ano.
Bons resultados no clube e um lugar na seleção francesa?
Este ano, a aposta é dupla. Uma é brilhar e ajudar o clube a vencer. A outra é continuar a sua ascensão na seleção francesa. Ainda hesitante entre os sub-21 e a equipa principal devido à sua tenra idade, Thuram tem muitos objetivos a atingir este ano.
Com o Europeu na mira, a motivação é grande. A perspetiva de disputar os Jogos Olímpicos em agosto também. De uma competição para a outra, certamente fará o máximo para ajudar da melhor forma possível.
A sua carreira está apenas a começar e, num futuro próximo, Khéphren Thuram será provavelmente um dos grandes nomes do futebol francês. Resta saber se esta temporada o elevará definitivamente a esse status, ou se ainda é muito cedo.