A brilhar em Metz, Mikautadze ainda não tem o futuro definido
Este sábado, o Metz recebe o Lille na esperança de conseguir mais um feito: vencer um jogo da Ligue 1. Apesar de ser condenado por alguns, os Grenats somaram seis pontos nas duas últimas rodadas, graças às vitórias sobre Lens e Le Havre. Agora fora da zona de despromoção pela primeira vez desde o final de janeiro, o clube de Moselle acredita mais uma vez que pode permanecer na primeira divisão.
Georges Mikautadze voltou durante a janela de transferências de inverno, emprestado pelo Ajax, que o havia adquirido apenas seis meses antes por 16 milhões de euros. Foi um mau momento para o vencedor da Liga dos Campeões de 1995, pois ele não conseguiu se firmar.
Mas, com uma série de excelentes atuações nas últimas semanas (oito golos e duas assistências), o jogador poderia pensar em voltar para a Eredivisie... No entanto, é bem provável que aconteça o contrário.
Questionado sobre se os dirigentes do Ajax estavam a prestar atenção a ele, Mikautadze respondeu negativamente durante uma entrevista pós-jogo para o Prime Vidéo France, há duas semanas. E, de certa forma, isso não é tão surpreendente assim. O que é que podemos imaginar para o futuro?
Europeu como montra ideal?
Atualmente avaliado em 9 milhões de euros, um dos principais jogadores da seleção da Geórgia viu o seu valor aumentar ligeiramente antes da primavera. No início de dezembro, tinha caído após os meses difíceis que passou em Amesterdão. De facto, 9 jogos curtos disputados sem qualquer contribuição na frente deixaram inevitavelmente a sua marca. Mas isso não impediu que o jogador nascido em Lyon voltasse rapidamente à Ligue 1.
Em agosto, ele começou com o pé direito, marcando um gol crucial contra o Marselha. Repetiu o feito em 2024, marcando contra o Lyon, o Stade Brestois e o RC Lens. Acima de tudo, os seus golos evidenciam as suas qualidades. Com a sua habilidade com a bola, excelente finalização, excelente capacidade física, volume de jogo e capacidade técnica, o seu perfil de avançado é claramente interessante.
Não é por acaso que um clube como o Ajax decidiu investir nele. E estamos a falar no tempo imperfeito, porque as hipóteses de o ver brilhar na Eredivisie na próxima época são escassas. Internamente, o clube neerlandês reformulou a sua direção, tanto a nível administrativo como desportivo. Por conseguinte, aqueles que desejavam a sua chegada já não estão presentes. Os sucessores não parecem estar a olhar para a Ligue 1...
Neste momento, a ideia de o ver continuar a sua carreira em França parece concebível, mesmo que não surjam rumores, mas não tardará muito, dado o aproximar do final da época. A ideia de Mikautadze jogar numa equipa europeia não é, de forma alguma, descabida, tanto mais que ainda é jovem (24 anos em outubro) e terá tempo para se transferir para uma liga de maior prestígio.
Acima de tudo, seria uma óptima notícia para a Ligue 1 manter um jogador deste calibre. Dependerá de muitos factores, mas o seu preço poderá permitir que alguns clubes o abordem durante o verão. A partir de 14 de junho, o camisola 10 do Metz jogará pela Geórgia no Euro-2024, uma oportunidade perfeita para mostrar suas habilidades à Europa. A equipa de Willy Sagnol vai defrontar a Turquia, a República Checa e Portugal na fase de grupos.
Entretanto, o Metz também deve estar a sonhar em convencê-lo a regressar definitivamente ao clube da sua terra natal, mas apenas na condição de a sobrevivência do clube estar assegurada. Ainda assim...