Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Quem é Francesco Farioli? O revolucionário que conquistou a Turquia vai treinar o Nice

Antonio Moschella
Farioli está a caminho do Nice
Farioli está a caminho do NiceProfimedia
Ainda pouco conhecido, Francesco Farioli tem já uma série de feitos notórios com o seu nome. De adjunto de Roberto De Zerbi a carrasco de Andrea Pirlo na Superliga da Turquia, o italiano de 34 anos está agora pronto para abraçar um novo desafio no Nice.

A verdadeira curva de aprendizagem compensa sempre no final. O caso de Francesco Farioli, um italiano de 34 anos que passou de antigo guarda-redes a treinador taticamente preparado, é um dos mais emblemáticos deste axioma. O homem que acompanhou Roberto De Zerbi como seu adjunto nas suas primeiras viagens ao estrangeiro é agora não só um treinador maduro, mas também um revolucionário pronto a enfrentar o futebol numa das principais ligas europeias.

Em França, correm rumores de que Farioli está prestes a ingressar no Nice, um dos clubes mais ambiciosos da Ligue 1. O emblema gaulês está a apostar todas as fichas na sua contratação, depois de se ter despedido de Didier Digard, outro prodígio de tenra idade (36 anos) que deu cartas na época passada, mas que não convenceu totalmente a direção do Nice.

Classificação do Alanyaspor em 2022/23
Classificação do Alanyaspor em 2022/23Flashscore

De Itália para a Turquia

O passo que o técnico italiano está prestes a dar é certamente o mais importante da sua carreira. Depois de ter iniciado a sua carreira como guarda-redes muito jovem, uma carreira que foi interrompida quando chegou à idade adulta, Farioli estreou-se na Série D antes de se juntar à Academia Aspire, no Catar. Daí passou para a companhia do icónico De Zerbi, com a qual treinou os guarda-redes do Benevento - na época em que o guarda-redes Alberto Brignoli marcou o golo histórico contra o AC Milan - e depois no Sassuolo. Por fim, passou quase três anos na Turquia, onde surpreendeu todos com as suas ideias inovadoras, a começar pelo mantra da construção a partir do zero, que lhe foi transmitido pelo seu mentor, atual treinador do Brighton.

O homem que, no ano passado, 'provocou' a demissão de Andrea Pirlo ao derrotar o ex-técnico do Karagumruk, vem de vários meses de inatividade após rescindir o contrato com o Alanyaspor, que levou a um histórico quinto lugar na época 2021/22. Mas Farioli tem estudado muito nos últimos meses, mostrando-se muito bem preparado para o novo desafio.

Uma revolução em Nice

A decisão de um grande clube francês investir nele não é apenas uma recompensa merecida, mas também um atestado do excelente trabalho do italiano, que desenvolveu uma ideia de futebol baseada em atrair a pressão do adversário e sair a jogar com passes curtos e precisos.

A aventura está prestes a começar na Allianz Riviera, onde os adeptos mais fervorosos do Nice já estão prontos para agarrar o futebol vertiginoso de Farioli, um revolucionário que tem agora uma grande oportunidade para continuar a surpreender.