Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Quentin Merlin procura renascer sob a batuta de Roberto de Zerbi

Quentin Merlin na época passada
Quentin Merlin na época passadaAFP
Às vésperas de sua segunda temporada com a camisa do Marselha, Quentin Merlin sonha com a regularidade e um melhor desempenho. Sob a tutela de Roberto de Zerbi, ele está aprendendo novas formas de jogar que podem lhe permitir fazer isso.

"Aprende-se muito com o treinador. Habituamo-nos cada vez mais às suas instruções. Sentimo-nos mais fortes e mais sólidos. Principalmente na defesa". O lateral-esquerdo do Marselha não poupou elogios após a vitória por 3-1 sobre o Augsburgo no sábado . Determinado a progredir com o novo treinador, o ex-Nantes não escondeu as suas ambições e pretende assumir mais responsabilidades do que no ano passado.

Um híbrido

A chegada de Roberto de Zerbi deve mudar as coisas em Marselha. Isso já começou com a implantação da filosofia do italiano. Os vários modelos tácticos de Jean-Louis Gasset, a posse de bola e os passes curtos desapareceram.

Com o ritmo intenso e o futebol ofensivo, os jogadores do Marselha são obrigados a fazer ainda mais para atender às exigências do treinador. E é aí que Quentin Merlin pode fazer a diferença. Utilizado mais como lateral-esquerdo na última temporada, o defesa finalmente ganhou um papel híbrido durante o verão. Agora, utilizado tanto no setor defensivo como na frente, o jogador poderá aprender, evoluir e melhorar.

De facto, durante os vários particulares, o defesa transformou-se num médio defensivo e, por vezes, até num médio ofensivo para criar espaço e impor o jogo posicional pretendido pelo seu treinador. É um papel que lhe cai bem, mas que ainda precisa ser trabalhado para que ele possa brilhar mais este ano.

"Recentemente, o técnico De Zerbi nos disse algo muito significativo: 'De todas as equipas que treinei, vocês são a que assimilou mais rapidamente os meus princípios'", conta Merlin. Se isso é verdade, então ele já conseguiu assumir o seu novo papel, que é o de continuar a dar tudo de si para brilhar com mais conhecimento durante a temporada 2024-2025.

Novas ambições para sonhar

O defesa de 22 anos tem todo o espaço de que necessita para progredir. Jovem, dinâmico e com vontade de "sair da zona de conforto", como disse ao chegar ao Marselha, ele está à beira de uma temporada radiante. Se ele der a si mesmo os meios para isso, o que o treinador não tem dúvidas.

"Ainda temos um caminho a percorrer, seja com a bola ou na defesa. Mas temos as qualidades necessárias para ter sucesso imediatamente", explicou o técnico em conferência de imprensa nesta sexta-feira.

Confiante, ele deu a Merlin as chaves do sucesso. O jogador vai tentar dar a volta por cima este sábado, contra o Brest, para se apoderar melhor do Campeonato e começar a sonhar a sério. "A verdade será o campeonato. É aí que veremos se estamos a corresponder às expectativas do treinador.