Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antes de visitar o Benfica, Toulouse faz pela vida na luta pela manutenção

François Miguel Boudet
Toulouse defronta o Benfica para a Liga Europa
Toulouse defronta o Benfica para a Liga EuropaAFP
Na quinta-feira, o Toulouse defronta o Benfica na primeira mão do play-off da Liga Europa. Antes deste encontro, a equipa francesa defronta o Nantes, que viveu uma situação semelhante na época passada, antes de sofrer uma grande reviravolta e lutar pela sua sobrevivência na Ligue 1 até ao fim.

É claro que os dois nunca estão longe um do outro! Desde que o Toulouse goleou o Nantes na final da Taça de França, em maio de 2023 (4-1), os violetas têm estranhamente seguido a mesma curva de desempenho que os canários na época passada.

Uma boa campanha na fase de grupos da Liga Europa, um segundo lugar sinónimo de qualificação para os play-offs dos oitavos de final, um grande jogo a meio da semana, mas também uma linha vermelha no campeonato que permanece próxima: os paralelos são impressionantes.

Este domingo, Toulouse e Nantes voltam a encontrar-se, com apenas um ponto de diferença. A equipa de Carles Martínez Novell recuperou com uma vitória por 3-2 em Reims, enquanto o conjunto de Jocelyn Gourvennec continua a descer na tabela com apenas um ponto nos últimos seis jogos.

Na temporada passada, o Nantes foi bem sucedido na campanha europeia, mas caiu após a eliminação diante da Juventus. Antoine Kombouaré foi despedido a poucas jornadas do fim, mas Pierre Aristouy salvou o Nantes na última jornada da Ligue 1.

Será que o mesmo pode acontecer com o Toulouse? Durante a primeira metade da temporada, a Liga Europa serviu como uma lufada de ar fresco a meio de um dia difícil no campeonato. Talvez tenha sido isso que permitiu ao treinador catalão manter-se no cargo.

Curiosamente, o Benfica liderou o grupo da Juventus, que viria a eliminar o Nantes, na Liga dos Campeões da época passada. Agora, foi o conjunto português a cair para a Liga Europa para marcar encontro com o Toulouse, onde a equipa de Schmidt é favorita. A equipa de Nantes, animada pelo fervor do público, acreditou que podia vencer e, embora a lógica acabasse por ser respeitada, o regresso à normalidade revelou-se fatal.

Toulouse está três pontos acima da zona de descida
Toulouse está três pontos acima da zona de descidaFlashscore

Será que os violeta estão a salvo de um tombo desses? Começam mais abaixo do que os canários, mas, para sua vantagem, não há quatro descidas diretas este ano. A melhor maneira de se proteger seria repetir a vitória por 2-1 na primeira volta em La Beaujoire com outro triunfo em casa. No ano passado, a esta altura da temporada, o Nantes estava longe de acreditar que o final do campeonato se tornaria uma encruzilhada tão grande.