Antevisão Ligue 1: O futuro de Mbappé no centro das atenções após a pausa de inverno
Melhor marcador do campeonato nas últimas cinco épocas, o contrato de Mbappé com os campeões franceses termina no final de junho e o jogador é livre de assinar um acordo para se juntar a um novo clube para a campanha de 2024-25.
O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, reiterou esta semana a sua posição de que o clube é o melhor lugar para o jogador de 25 anos, no meio de inúmeras especulações de que irá para o Real Madrid no verão.
"Não vou esconder que quero que Kylian fique", disse Al-Khelaifi à emissora RMC.
"O melhor jogador do mundo é Kylian e o melhor clube para ele é o Paris SG".
Relatórios em Espanha sugerem que o Real Madrid quer que Mbappé se comprometa até 15 de janeiro, mas o avançado continua sem tomar qualquer decisão e acredita-se que não será apressado a fazê-lo por um ultimato.
O Liverpool também tem sido associado ao avançado, que já falou com os líderes da Premier League no passado, nomeadamente quando ainda estava no Mónaco, em 2017.
Embora o PSG pareça estar no bom caminho para um recorde de 12 títulos da Ligue 1, 10 nas últimas 12 temporadas, qualquer desenvolvimento repentino na longa saga de Mbappé poderia perturbar a equipa de Luis Enrique.
"Temos muitos jogos muito importantes, peço-vos que deixem o Kylian em paz", disse Al-Khelaifi, inflexível ao afirmar que a permanência ou não de Mbappé "não é uma questão de dinheiro".
O clube da capital vai perder o marroquino Achraf Hakimi e o sul-coreano Lee Kang-in para a Taça das Nações Africanas e a Taça Asiática, respetivamente, este mês.
No domingo, o clube desloca-se a Lens, cuja série invicta de 11 jogos foi interrompida pelo Nice, segundo classificado, antes do Natal.
O Stade Bollaert já não é a mesma fortaleza do ano passado, quando o Lens não conseguiu vencer duas vezes em casa e terminou a um ponto do PSG, mas continua a ser um terreno difícil para as equipas visitantes.
O Lens venceu cinco das suas últimas seis partidas em casa para regressar aos lugares de competições europeias, mas foi eliminado da Taça de França no fim de semana passado pelo Mónaco, nos penáltis.
O Nice, que está a cinco pontos do PSG, terá de se contentar nas próximas semanas com a ausência do goleador Terem Moffi, que foi convocado para a seleção da Nigéria em substituição do lesionado Victor Boniface.
O Mónaco, terceiro classificado, tem seis jogadores convocados para as seleções, entre eles o japonês Takumi Minamino. O Olympique de Marselha tem uma dor de cabeça semelhante depois de terminar 2023 com seis jogos sem derrota.
Fique de olho: Mohamed-Ali Cho (Nice)
O jogador da seleção francesa sub-21 voltou à Ligue 1 com o Nice depois de 18 meses difíceis na Real Sociedad. Cho, de 19 anos, marcou apenas dois golos em 40 partidas pelo clube basco, que enfrenta o PSG nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
O ex-atacante do Angers, formado no PSG e no Everton, tentará retomar a sua carreira na Cote d'Azur e poderá ser opção imediata, uma vez que Jeremie Boga está na CAN com a Costa do Marfim.
Principais números
6 - jogos de invencibilidade do Brest, que conquistou 16 dos 18 pontos possíveis desde o final de novembro e subiu para o quarto lugar.
7 - jogadores do Olympique de Marselha presentes na Taça Africana das Nações, o maior número entre todas as equipas da Ligue 1, juntamente com o Lorient.
18 - golos de Mbappe no campeonato esta época, mais do dobro do total de Wissam Ben Yedder, do Mónaco, que é o segundo na lista, com oito.