Antevisão: Lyon em crise não tem margem de manobra contra o Toulouse
Depois de perder por 0-3 na quarta-feira com o Marselha, numa partida inicialmente adiada após o ataque ao autocarro da equipe na chegada ao Estádio Velódrome, o Lyon não tem técnico definido (está com um interino) e soma três derrotas desde a única vitória da temporada, em 12 de novembro.
O treinador interino Pierre Sage substituiu Fabio Grosso, depois de o italiano, que sofreu ferimentos graves na cabeça no ataque ao autocarro, ter sido demitido na semana passada devido aos maus resultados. Ainda sem uma nomeação permanente à vista, os resultados em campo não melhoraram, com o Lyon a permanecer com sete pontos e a sofrer seis golos nos dois jogos seguintes.
"Basta olhar para a classificação para saber que estamos em perigo... Mas não acho que não há mais esperança. Temos o dever de trabalhar e tentar somar pontos", disse Sage após a derrota de quarta-feira.
O primeiro jogo em casa desde a saída de Grosso é contra o Toulouse, que está logo acima da zona de despromoção, no Estádio Groupama, em num confronto que já é decisivo na luta para evitar a despromoção nesta temporada.
Seis pontos separam as duas equipas, e se o sete vezes campeão da Ligue 1 quiser evitar uma surpreendente despromoção, precisa desesperadamente começar a ganhar pontos, especialmente das equipas que estão ao seu redor na tabela.
Depois do Nice, o PSG?
Após a primeira derrota da temporada com o Nantes no último fim de semana, o Nice recebe o Reims, quinto classificado no domingo, para tentar se aproximar do líder Paris Saint-Germain.
O golo de Florent Mollet no primeiro tempo foi a primeira vez que o Nice ficou em desvantagem esta temporada, mas o jogo foi ofuscado pelo esfaqueamento fatal de um adepto do Nantes antes do pontapé inicial.
A equipa de Francesco Farioli tem sido excelente na defesa, com apenas cinco golos sofridos em 14 jogos, mas não tem conseguido brilhar na baliza contrária, com uma média de apenas um tento por jogo.
Como o PSG joga na véspera e tem a oportunidade de abrir sete pontos de vantagem, este é o momento ideal para que o ataque do Nice recupere contra a segunda defesa mais fraca do campeonato.
O Nantes quer fazer dois em dois contra os primeiros classificados da Ligue 1 quando visitar a capital no sábado, mas, para isso, terá a difícil tarefa de manter Kylian Mbappé em silêncio.
O astro de 24 anos já tem 15 golos nesta campanha, mais do que o dobro do seu concorrente mais próximo na tabela de melhores marcadores, e vai querer usar a partida como um trampolim antes do confronto decisivo do PSG na Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund na quarta-feira.
Ficar de olho: Pierre-Emerick Aubameyang
O atacante gabonês foi a grande contratação de verão do Marselha e, agora, aos 34 anos, está a reencontrar a forma que o tornou um dos atacantes mais temidos da Europa.
Aubameyang voltou a brilhar na quarta-feira, com duas assistências e um golo na vitória por 3-0 sobre o Lyon. Foi o terceiro golo de africano em outros tantos jogos e significa que ele agora tem 15 golos em todas as competições nesta temporada, ficando atrás apenas de Mbappé entre os jogadores da Ligue 1.
No domingo, diante do Lorient, 16.º classificado, o craque do Marselha tem todas as condições de levar a equipe de Gennaro Gattuso de volta à briga pelas vagas europeias.
Dados importantes
14 - Nenhuma das últimas 14 equipas com sete pontos ou menos após 14 jogos conseguiu evitar a despromoção, de acordo com os estatísticos da Opta.
100 - Wissam Ben Yedder, do Mónaco, tornou-se o primeiro jogador a marcar 100 golos no campeonato em casa, desde Jean-Pierre Papin, quando marcou contra o Montpellier.