Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arnau Tenas tem dois jogos pelo PSG para tentar baralhar contas na baliza

Pablo Gallego
Arnau Tenas durante a partida contra o Le Havre
Arnau Tenas durante a partida contra o Le HavreAFP
Arnau Tenas, guarda-redes espanhol de 22 anos, impressionou tudo e todos durante a partida do PSG com o Le Havre, no domingo, para a 14.ª jornada da Ligue 1. Agora, será titular contra o Nantes este sábado (20:00) e depois contra o Lille, no domingo, 17 de dezembro (19:45), após a suspensão de dois jogos de Donnarumma na liga francesa.

O espanhol brilhou nos 10 minutos que teve no Stade Océane, no domingo. Arnau Tenas, 22 anos, já colocou os adeptos do Paris Saint-Germain no bolso, após suas sete defesas decisivas contra o Le Havre. Sem dúvida, o guardião espanhol ajudou a sua equipa a conquistar três pontos contra uma equipa que não tinha nada a perder.

Com um pouco mais de sorte, e se não tivessem enfrentado um grande Tenas, os normandos poderiam pelo menos ter garantido um empate, dada a forma como as coisas se apresentavam.

Os números de Arnau Tenas
Os números de Arnau TenasFlashscore

Mas foi assim mesmo que aconteceu. O antigo guarda-redes do Barça, que jogava os seus primeiros minutos com os profissionais - nunca tinha jogado na equipa principal do clube catalão - deixou a sua marca.

"Jogou no Euro Sub-21 em junho passado, onde fez um torneio impressionante com a Espanha", diz Andrés Onrubia, correspondente francês do diário espanhol AS.

"O seu problema foi o facto de Ter Stegen estar no Barça. É um guarda-redes que surpreendeu muita gente e é preciso lembrar que, aos 22 anos, nunca tinha jogado um único jogo profissional. É um começo perfeito na altura ideal, porque Donnarumma não está a passar por um bom momento. Não há dúvida de que esta estreia lhe dará muita confiança", acrescentou o jornalista.

Tem tudo para jogar no PSG?

"O Arnau tem tudo o que é preciso. Ele sabe jogar com os pés, tem força suficiente para se movimentar no ar e a sua personalidade contagia os companheiros", disse Aureli Altimira, o homem que treinou o espanhol dos 12 aos 19 anos, à RMC Sport.

"Estou convencido de que, se ele jogar, o fato não será demasiado grande para ele. Não se preocupem, os adeptos do PSG, o Arnau vai enfrentar este desafio sem qualquer dificuldade. E acreditem, contam-se pelos dedos de uma mão os guarda-redes que sabem jogar perfeitamente com os pés direito e esquerdo", sublinhou.

Um belo cartão de visita para o espanhol. No domingo, os parisienses puderam assistir a algumas fases do jogo descritas pelo seu treinador. De facto, o guarda-redes suplente do PSG mostrou-se muito confortável com a bola, um fator importante aos olhos de Luis Enrique. Na linha de fundo, o espanhol mostrou toda a sua capacidade: reflexos, rapidez nas bolas no chão, força na recuperação de bola... Tenas tranquilizou os companheiros, mostrando vários aspectos diferentes dos de Donnarumma.

"No Paris Saint-Germain, Luis Enrique recrutou-o porque viu nele o potencial para competir com Donnarumma", explicou Onrubia.

"Ele também disse que não ficou surpreso com o desempenho do guarda-redes porque vê-o todos os dias nos treinos e sabia que ele tinha as garantias necessárias para poder jogar. Não há dúvida de que ele é um trabalhador, algo que o treinador do PSG aprecia", acrescentou.

A questão agora é saber se Tenas tem a capacidade - e os ombros - para, pelo menos, dar uma dor de cabeça ao seu treinador na hora de escolher um guarda-redes.  Donnarumma, pelo seu estatuto e experiência, tem, sem dúvida, uma grande vantagem, mas terá de redobrar os seus esforços nas próximas partidas para dissipar quaisquer dúvidas.

"Ganhar a batalha por um lugar a titular contra o italiano? Na Liga dos Campeões, parece complicado. Mas na Ligue 1... Ele tem dois jogos para provar o seu valor, contra o Nantes e o Lille... Se fizer duas boas exibições, na melhor das hipóteses, vai pressionar o guarda-redes italiano. É uma situação perfeita para uma equipa como o Paris, que, com um guarda-redes titular em baixo de forma, precisava de concorrência", conclui Onrubia.

De qualquer forma, o espírito de equipa está em primeiro lugar para o espanhol.

"Somos pessoas, somos futebolistas. Mas Donnarumma é o guarda-redes ideal para o PSG", disse Arnau Tenas ao Canal+ após o jogo contra o Le Havre. Resta saber se Luis Enrique concorda com ele.

Siga o PSG-Nantes no Flashscore