As 5 melhores contratações da Ligue 1 na primeira metade de 2023/24
Akor Adams (Montpellier)
O nigeriano estava a ser cobiçado pelo Lorient, mas chegou ao La Paillade por 5 milhões de euros, vindo do Lillestrom. Foi uma oportunidade de ouro que o Montpellier aproveitou. Adams tem como parceiro Mousa Al-Tamari, outro golpe de verão para o clube de Laurent Nicollin, que marcou sete golos em 17 jogos, o que não é um feito fácil, especialmente quando o MHSC joga no La Mosson um campo caótico.
Jake O'Brien (Lyon)
Vindo do Crystal Palace por 1 milhão de euros, o irlandês é uma surpresa na defesa do Lyon. Novato neste nível, o central estabeleceu-se na defesa, tanto com quatro homens quanto com três, graças à qualidade em situações de um contra um e à sua velocidade insuspeita para um jogador tão alto.
Foi ele quem deu aos Gones a primeira vitória da temporada em Rennes, e a presença nas bolas paradas ofensivas foi inestimável (3 golos, 1 assistência). O'Brien ainda tem muito a melhorar, mas adaptou-se bem.
Joseph Okumu (Reims)
O queniano chegou à Cité des Sacres durante o mercado de verão por 12 milhões de euros, com a missão de ser um reforço adicional na defesa. Posicionado no centro ao lado de Yunis Abdelhamid no início da temporada, ele surpreendeu e ganhou destaque rapidamente. Decisivo em mais de uma ocasião (contra Lyon, Estrasburgo e Le Havre) e tornou-se um nome em destaque no Reims.
Além disso, o central tem uma média de 82,5% de acerto de passes e ganha 2,5 duelos aéreos por jogo. Tudo isso faz dele um dos pilares do Reims, apesar de um final de primeiro tempo pouco brilhante.
Nemanja Matic (Rennes)
Numa equipa dececionante, o sérvio manteve-se como um jogador experiente que chegou ao Rennes para dar densidade ao meio-campo e desempenhar o papel de organizador. Infelizmente, a temporada dos bretões tem sido um fracasso até agora, e o ex-jogador do Chelsea , em particular , está começando a sentir o tempo passar, a ponto de poder sair já neste inverno.
Chegado ao Roazhon Park vindo da Roma com uma reputação muito elogiosa, Matic viu Bruno Génésio sair e Florian Maurice hesitar durante muito tempo antes de ficar. Foi o suficiente para confundir o jogador e colocar em dúvida o que aconteceria a seguir, apesar do sucesso desportivo da sua contratação.
Morgan Sanson (Nice)
Após seis meses no Estasburago para se voltar a habituar à Ligue 1, o médio foi novamente emprestado pelo Aston Villa, desta vez ao Nice. Sob o comando de Francesco Farioli, o ex-jogador do Marselha mostrou que ainda tem capacidade de passe e presença física para organizar o jogo. Titular praticamente indiscutível dos Aiglons, ele deu duas assistências em 17 partidas, mas é o seu impacto no jogo que faz dele um sucesso.