Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Auxerre e Clermont afundam Ajaccio e Troyes, Toulouse bate Montpellier e Reims trava Brest

Eliott Lafleur, André Guerra
O Auxerre ganhou uma autêntica final na luta pela manutenção.
O Auxerre ganhou uma autêntica final na luta pela manutenção.AFP
Golos ao início e fim dos jogos permitiram a sesta nesta tarde de domingo. Muita ação e suspense no arranque e no final dos jogos, especialmente em Montpellier e Reims, mas faltou espetáculo nos quatro jogos da Liga francesa. Isso pouco interessou ao Auxerre, que fez o melhor resultado do dia.

Ajaccio 0 - 3 Auxerre

E logo uma vitória contra um concorrente direto na luta pela permanência: ao intervalo, os homens de Christophe Pélissier já tinham resolvido o assunto. Birama Touré ao terceiro minuto, o cabo-verdiano Nuno da Costa ao sexto e um golo na própria do guarda-redes do Ajaccio Mickaël Alphonse em cima do minuto 45 foram suficientes para afundar os corsos na sua terra natal.

Sem ser extravagantes, o Auxerre ganhou outra final, depois do jogo com o Troyes há uma semana. Antes do jogo, as duas equipas estavam em zona de descida, mas agora o Auxerre está no 16.º lugar, com três pontos de distância da linha de água, enquanto o Ajaccio é penúltimo, com 21 pontos.

Montpellier 1 - 2 Toulouse

A equipa de Michel Der Zakarian perdeu este pela primeira vez em dois meses. O Toulouse fez um belo jogo ao ganhar em La Mosson, um estádio que não conhecia o sabor da derrota desde a receção ao todo-poderoso PSG, no início de fevereiro. Mas tudo poderia ter mudado nos minutos finais para os anfitriões. 

Thijs Dallinga inaugurou o marcador aos 31 minutos de jogo, e só aos 85 voltou a gritar-se golo, com Farês Chaibi a dilatar o resultado. Contudo, três minutos depois, o jovem promissor avançado Elye Wahi reduziu a diferença, mas não foi suficiente para resgatar um ponto.

Reims 1 - 1 Brest

O Stade de Reims deve estar muito arrependido por não ter conquistado os três pontos em casa. De qualquer das formas, a equipa de Will Still mereceu a vitória, uma vez que criou muito perigo junto à baliza do Brest. Foram os bretões que chegaram à vantagem, aos seis minutos, por intermédio de Pierre Lees-Melou.

No primeiro tempo, os anfitriões tiveram várias grandes oportunidades, nomeadamente através de Folarin Balogun e Marshall Munetsi. Mas não foi o suficiente e a segunda parte foi muito mais calma... até ao minuto 90, quando Balogun converteu uma grande penalidade e repôs a igualdade.

O remontada ficou perto de acontecer já nos últimos segundos, mas Marco Bizot estava atento e impediu o golo de Junya ItoDe destacar ainda o xG (golos esperados) acumulados pelo Reims (3,99), traduzindo o maior volume ofensivo e domínio da partida.

Troyes 0 - 2 Clermont

O Clermont chegou à vantagem e ampliou num espaço de três minutos na primeira parte e geriu o jogo até ao fim. Com este resultado, a equipa fica mais perto de garantir a manutenção, com 14 pontos de vantagem para a linha de água, no 11.º lugar, a 10 jogos do fim.

Por outro lado, a equipa de Rony Lopes está cada vez mais condenada. O médio cedido pelo Sevilha atuou os 90 minutos, sem conseguir evitar o desaire que os deixa no 18.º kugar, a sete pontos da manutenção. O austríaco Muhammed Chan e o médio Johan Gastien fizeram os golos do encontro aos 27 e 30 minutos.