Benjamin Mendy convocado pela primeira para o Lorient
Antes do anúncio, o técnico Regis Le Bris deu a entender que o ex-Manchester City de 29 anos, começaria no banco a partida com o Mónaco. Se Mendy entrar em campo, fará a sua primeira aparição em competição desde um jogo da Premier League em setembro de 2021.
"Ele pode jogar na lateral esquerda. Não sabemos quanto tempo ele pode durar, por isso não será titular", disse Le Bris na sexta-feira.
A absolvição de Mendy, em junho, pôs fim a um processo judicial de três anos.
O jogador, que enfrentaria uma longa pena de prisão se fosse condenado, tinha sido ilibado em janeiro de seis acusações de violação e uma de agressão sexual após um julgamento de seis meses. Os jurados desse julgamento não conseguiram chegar a um veredito sobre duas outras acusações, desencadeando o novo julgamento que terminou na semana passada.
Mendy, cujo contrato com o campeão inglês e europeu Manchester City expirou no final de junho, negou todas as acusações contra ele.
Alguns adeptos do Lorient afirmaram estar incomodados com a contratação.
"O nosso papel não é substituir a lei", afirmou o ultragrupo do clube num comunicado em julho:"Mas estamos plenamente conscientes de que é essencial defender as vítimas de agressões sexuais e sexistas".
Na sexta-feira, De Bris reconheceu as críticas.
"Se as opiniões são expressas de forma legal, é um direito que lhes assiste", disse: "Nós temos de jogar futebol. O caso está encerrado e queremos concentrar-nos no jogo".