Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em Lyon, Laurent Blanc avança sem certezas para o regresso da Ligue 1

AFP
Laurent Blanc no treino de sexta-feira
Laurent Blanc no treino de sexta-feiraProfimedia
O Lyon e o técnico Laurent Blanc estão no limbo antes da estreia na Ligue 1 contra o Estrasburgo, depois de amigáveis dececionantes, lesões de jogadores importantes, a transferência de Lukeba e as restrições impostas pelo DNCG no mercado.

Incomodado com a situação, Laurent Blanc aproveitou o encontro com a imprensa antes da viagem à Alsácia para enviar algumas mensagens à direção.

"Qual é o vosso objetivo para esta época? Dir-vos-ei depois de 31 de agosto. Não vale a pena falar sobre isso. O mercado terá terminado, o avião estará fechado e faremos a época com os jogadores a bordo. Prometo que vos direi nessa altura, mas entretanto muita coisa pode acontecer. O mercado pode mudar o objetivo", disse.

A começar pela venda de jogadores, que o novo presidente e proprietário, o americano John Textor, se recusou a considerar.

O modelo de negócio, que pretendia ser o oposto do antecessor, Jean-Michel Aulas, e que foi apresentado como tal ao DNCG, era manter os melhores jogadores jovens para ter mais hipóteses de chegar ao pódio e à Liga dos Campeões.

No entanto, isso não resistiu à realidade do mercado, e Castello Lukeba assegurou uma transferência para o RB Leipzig na sexta-feira por 34 milhões de euros, arriscando a credibilidade de Textor junto dos adeptos e criando um esboço para a possível saída do avançado Bradley Barcola, que está a ser pretendido pelo Paris Saint-Germain.

"Ele ainda não me pediu para sair, mas talvez o faça na próxima semana", sugeriu Blanc.

"Prioridade não cumprida"

O facto é que a saída de Lukeba é uma perda desportiva que não será compensada devido às restrições impostas pelo DNCG à massa salarial e às despesas de transferência.

E provavelmente não será pela anunciada chegada do jovem defesa-central irlandês Jake O'Brien, que passou a última época emprestado pelo Crystal Palace ao Molenbeek, outro clube da galáxia do futebol das águias, promovido à primeira divisão belga.

A contratação do médio inglês Ainsley Maitland-Niles, que chegou a do Arsenal a custo zero, não satisfez completamente Laurent Blanc, que reclamava um médio defensivo desde a chegada ao Lyon, em outubro passado.

versátil, rápido, corta bem as linhas e tem muito volume. Pode transformar-se num jogador ofensivo. Mas acho que a prioridade ainda não foi cumprida. Espero que haja algumas contratações até 31 de agosto", acrescentou o antigo selecionador.

"Não tínhamos planeado perder nenhum jogador, mas é assim em qualquer clube: qualquer um pode sair. Não sabíamos que o DNCG ia tomar esta decisão, que nos mantém à tona da água, mas com poucas hipóteses de fazer o que tínhamos planeado. Temos de nos adaptar, mas estamos a perder muito tempo", concluiu.

Entretanto, o Lyon vai a Estrasburgo sem certezas, quer na defesa, com a saída do guarda-redes Anthony Lopes e do defesa Dejan Lovren e a saída de Lukeba, quer no ataque, sem golos marcados nos últimos quatro amigáveis.