Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escritórios da Liga francesa foram alvos de buscas

Reuters
O escritório da LFP em Paris foi alvo de buscas na manhã de terça-feira
O escritório da LFP em Paris foi alvo de buscas na manhã de terça-feiraFRANCK FIFE / AFP
Os investigadores fizeram buscas nos escritórios da federação francesa de futebol Ligue de Football Professionnel (LFP) e do fundo de investimento CVC Capital, revelou uma fonte judicial.

"Estão a decorrer buscas, nomeadamente nos escritórios da Ligue de Football Professionnel e do fundo de investimento CVC", disse a fonte à Reuters. "As buscas fazem parte de um inquérito aberto em 16 de julho de 2024 e entregue à Unidade de Investigação de Paris, sob a acusação de desvio de fundos públicos, suborno ativo e passivo de um funcionário público e cobrança ilegal de juros".

Em 2022, a CVC Capital adquiriu uma participação de 13% no valor de 1,5 mil milhões de euros na recém-criada empresa de direitos de transmissão da LFP. Um relatório do Senado francês na semana passada disse que "foram cometidos erros na gestão do futebol profissional francês nos últimos anos". A fonte acrescentou na terça-feira: "Este procedimento segue uma queixa apresentada em 27 de novembro de 2023 pela associação 'AC!', que alega que o dinheiro público foi desviado em 2022 'em conexão com a criação da subsidiária LFP1'".

Michel Savin, que presidiu o relatório do Senado, havia dito que "embora a utilidade a longo prazo do acordo CVC para os clubes ainda esteja por demonstrar, dado o dividendo que será pago para toda a vida, a sua importância para o conselho da LFP é clara, imediata e sem qualquer consideração futura".

A LFP não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Um porta-voz da CVC em Paris não fez qualquer comentário imediato.

Menções