Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jonathan David: Uma questão cada vez mais preocupante para Paulo Fonseca

François Miguel Boudet
Jonathan David contra o Toulouse
Jonathan David contra o ToulouseProfimedia
Com 24 golos e 4 assistências em 37 jogos da Ligue 1 na época passada, Jonathan David parecia imutável e indiscutível no Lille. Mas a falta de golos (2 em 12 jogos do campeonato) e a reorganização tática de Paulo Fonseca colocaram tudo a perder. Embora o treinador português tenha anunciado que o canadiano será titular contra o Lyon, não lhe deu um cheque em branco. Será que se trata apenas de uma consideração temporária ou a situação vai manter-se?
Os números de Jonathan David
Os números de Jonathan DavidFlashscore

Jonathan David pode ser um goleador regular, mas também tem os seus momentos de baixa. Desta vez, porém, o problema parece ser um pouco mais profundo do que uma simples queda de forma momentânea.

Após o fecho da janela de transferências de verão, Paulo Fonseca apontou regularmente o dedo à falta de opções para a frente de ataque. O canadiano não tinha falhado um único jogo pelo Lille , e a presença na equipa titular era uma evidência. Mas as coisas mudaram, e não é para menos. David será titular contra o Lyon , como anunciou o técnico português em uma conferência, mas a relação parece ter-se deteriorado um pouco.

O coletivo

Fonseca procura o equilíbrio e considera que a pressão dos avançados é uma das suas principais apostas. Assim, em vez de tirar partido das jogadas em profundidade de David, o técnico privilegia a utilização de Yusuf Yazici. O turco não é propriamente um avançado, mas o treinador português considera-o mais útil para organizar o bloco e perturbar a primeira linha defensiva do adversário.

Jonathan David é substituído por Yusuf Yazici
Jonathan David é substituído por Yusuf YaziciAFP

No entanto, desde que o Lille passou a jogar desta forma, o seu rendimento ofensivo foi muito afetado e o clube empatou dois jogos consecutivos. A mudança funcionou contra o Mónaco (2-0), com dois golos marcados a partir de passes de Edon Zhegrova. Mas depois dessa grande atuação, o Liille perdeu pontos contra o Marselha (0-0) e depois contra o Toulouse (1-1). Dos três golos marcados, apenas um foi marcado por um jogador de ataque: Ivan Cavaleiro. Contra o Toulouse, no entanto, Fonseca decidiu repor David como titular, embora não se saiba se foi a contragosto, já que Yazici estava suspenso.

A decisão de Fonseca, no entanto, pode custar muitos pontos à equipa a longo prazo. Capaz de jogar um futebol atraente e espetacular, o Lille parece estar a limitar-se numa altura em que o pódio é mais do que nunca um objetivo plausível.

Em declarações à imprensa, Angel Gomes resumiu as diferenças entre os dois jogadores: "Jonathan é um verdadeiro número 9, ao contrário de Yusuf. Também depende do que o treinador quer de cada jogador. O técnico coloca a equipa em primeiro lugar e os dois jogadores dependem da equipa. As escolhas que fazemos dependem da nossa tática, porque o treinador olha para tudo. Mesmo que o Jonathan marque dois ou três golos, pode ficar no banco no jogo seguinte se o adversário for totalmente diferente. O sistema pode mudar e ele pode não jogar. Não se pode concentrar apenas nas estatísticas dos jogadores. O importante é ganhar. Olhamos  para o jogo como uma equipa".

Artilheiro com o Canadá, dois meses depois

O que é certo é que a ambição colectiva só pode ser alcançada se David der o seu melhor. O canadiano precisava de uma pausa depois de muitos meses de trabalho árduo, tanto com o Lille como com a sua seleção nacional.

A boa notícia para os Dogues é que o atacante aproveitou a janela internacional para balançar as redes novamente, contra a Jamaica (2 a 1), no jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga das Nações da CONCACAF. Há dois meses, desde a partida da Conferência da Liga Europa contra o Olimpia Ljubljana, ele não balançava as redes.

Jonathan David contra a Jamaica
Jonathan David contra a JamaicaAFP

Agora, ele precisa reencontrar a boa forma na Ligue 1, onde está em jejum há nove jogos. Uma situação que deixou Fonseca apreensivo após a partida contra o Toulouse, quando ele havia dado a David um estímulo de 90 minutos: "É difícil explicar. Acho que ele fez algumas coisas boas em campo. Só lhe falta o golo, mas não há razão para ter falta de confiança. Acho que ele vai marcar naturalmente".

Contra o Lyon, tranquilizado pela vitória em Rennes, o Lille deve recuperar o seu toque ofensivo. Isso será feito com David na frente, em função das necessidades tácticas de Fonseca, que podem mudar na semana seguinte, e dos automatismos que ele quer ver em campo: "Quando Jona joga, jogamos de forma diferente do que costumamos fazer, e isso também acontece comigo ", explicou Angel Gomes: "Dependendo do jogador, adapto o meu jogo às suas características. É uma mudança que não ocorria desde que o canadiano chegou ao Norte, mas que parece estar a instalar-se a partir de agora, embora não se saiba ao certo quanto tempo a situação vai durar".