Ligue 1: Lyon travado pelo Lens (0-3), Brest vence Le Havre (1-0) e reforça o segundo lugar
Lyon 0-3 Lens
O Lens começou a partida com o pé direito, com um cabeceamento de Elye Wahi que exigiu uma grande defesa de Anthony Lopes. O Lyon também ameaçou desde o início, com um remate de longe de Orel Mangala que passou perto do poste, assustando os visitantes.
Depois de já ter sido salvo pela trave, Brice Samba teve a missão de manter o marcador inalterado ao desviar o remate de Ernest Nuamah para longe do perigo. Com as duas equipas ainda a tentarem desbloquear o jogo antes do intervalo, Wahi e Lopes recomeçaram a sua batalha e, numa cópia a papel químico dos momentos iniciais do jogo, o número um do Lyon saiu por cima com uma defesa inacreditável com uma mão. No entanto, nada impediu o Lens de passar para a frente do marcador aos 43 minutos, quando Florian Sotoca, com uma corrida perfeita, ultrapassou a barreira do fora de jogo e permitiu que o francês guiasse o remate de David Costa para fora da baliza de Lopes.
Dez minutos depois do recomeço, o Lens teve uma oportunidade polémica de aumentar ainda mais a sua vantagem, quando o árbitro Jérôme Brisard considerou que Maxence Caqueret tinha tocado na bola - apesar de parecer que a bola tinha batido no peito do capitão do Lyon. Wahi acabou por ter sorte pela terceira vez, ao bater o penálti com segurança para canto, para desespero de Lopes.
Com uma vantagem de dois golos, a equipa nortenha foi à procura do terceiro e Ruben Aguilar não conseguiu marcar o golo da época pouco depois da hora marcada, com Lopes a negar o golo ao lateral depois de um contra-ataque certeiro dos visitantes. Determinado a não sofrer golos fora de casa, Samba manteve a folha limpa ao defender uma cabeçada de Jake O'Brien e reagir de forma brilhante, ainda no chão, para bloquear o ressalto.
As coisas pioraram ainda mais para o Lyon nos últimos 10 minutos, que depois de ver Ainsley Maitland-Niles ser expulso por negar uma clara oportunidade de golo, sofreu o terceiro golo com uma cabeçada de Kevin Danso. A vitória por uma margem confortável foi a maneira perfeita de acabar com uma série de quatro jogos sem vitória para o Lens, mantendo o Lyon na metade inferior da Ligue 1.
Brest 1-0 Le Havre
O único golo da equipa sensação do campeonato surgiu aos 34 minutos, apontado por Pierre Lees-Melou, a passe do luso-francês Mathias Pereira Lage.
Com o terceiro triunfo consecutivo, o Brest soma agora 46 pontos, menos nove do que o Paris Saint-Germain, enquanto o terceiro lugar do pódio atual é ocupado pelo Mónaco, com 42.
Toulouse 2-1 Nice
O Toulouse, que o Benfica afastou no acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, venceu o Nice por 2-1, agravando a fase má da equipa do sul de França, que já esteve na luta pelo título e que assim caiu para o quinto lugar, com 50 pontos, menos um do que o Lille, que, no sábado, ganhou por 1-0 no reduto do Reims.
Nos últimos cinco jogos, o Nice conquistou apenas dois pontos, sendo que agora está a exatamente 15 do PSG.
Já o Toulouse continua a recuperar e, com o terceiro triunfo consecutivo, ascendeu a 10.º, já seis pontos acima da 'linha de água'.
Montpellier 2-2 Estrasburgo
Depois de quatro derrotas consecutivas, que se seguiram a dois empates, o Estrasburgo voltou a pontuar, impondo igualdade 2-2 no recinto do igualmente aflito Montpellier, que, com 23 pontos, a três do seu adversário, ainda pode cair hoje para a zona de descida, em caso de triunfo do Lorient em Rennes.
Nantes 0-2 Metz
Depois de um empate e nove derrotas nos derradeiros 10 jogos, o Metz surpreendeu na visita ao Nantes, com o 2-0 a garantir-lhe o 20.º ponto, ainda assim continuando em penúltimo, contra os 25 do seu opositor, agora 13.º.
Rennes 1-2 Lorient
Após uma primeira parte sem golos, Mohamed Bamba colocou a equipa forasteira na frente do marcador, aos 59 minutos, uma vantagem que viria a ser reforçada em cima do minuto 90, por intermédio de Kroupi.
Amine Gouiri reduziu para o Rennes, aos 90+4, mas o tento do jovem argelino chegou demasiado tarde para a equipa de Julien Stephan evitar o desaire.
Com este resultado, o Rennes ocupa a 8.ª posição, com 35 pontos, enquanto que o Lorient segue no 13.º lugar, com 25.