Ligue 1: Diego Moreira marca e Marselha sofre primeira derrota (1-0)
Estrasburgo 1-0 Marselha
Ainda invicto, o Marselha fez uma viagem complicada ao Meinau para defrontar a jovem mas talentosa equipa do Estrasburgo. A partida entre Liam Rosenior e Roberto de Zerbi prometia ser emocionante. O londrino levou a melhor (1-0).
Ter a posse de bola é bom, mas ser perigoso é muito melhor. Ao fim de meia hora de jogo, os Phocéens tinham 56% de posse de bola e não tinham tentado um único remate. Foi preciso esperar até aos 32 minutos por um remate fora de área de Luís Henrique para se vislumbrar qualquer perigo na baliza do Estrasburgo, e até aos 44 minutos para Djordje Petrovic defender um belo remate de pé esquerdo de Mason Greenwood, que até então tinha sido bastante discreto.
Mas quando o inglês tentou a sua sorte, o Racing já estava à frente no marcador. Uma vantagem lógica, tendo em conta o controlo de uma equipa que está a ganhar confiança a cada jogo. Logo aos 9 minutos, Dilane Bakwa aproveitou um bom trabalho de Sebastian Nanasi e um deslize de Pierre-Emilie Höjbjerg, que estava posicionado no centro da defesa devido à suspensão de Leonardo Balerdi, para tentar a sua sorte, mas não acertou no alvo.
Nanasi obrigou Gerónimo Rulli a uma defesa (18'). A ameaça era cada vez mais clara na área do Marselha. Emanuel Emegha poderia certamente ter aproveitado o cruzamento perfeito de Habib Diarra (28') se tivesse tirado o pé do acelerador. E quando o avançado holandês se deparou com Rulli, foi o guarda-redes argentino que prevaleceu (33').
Esta jogada inicial confirmou a apetência do Estrasburgo pelo lado esquerdo, com Andrey Santos a ser o primeiro ponto do triângulo. Os outros dois eram Nanasi e Diego Moreira: o primeiro alimentou o segundo no lado esquerdo da área e o internacional sub-21 português deslizou a bola entre as pernas de Rulli para marcar o seu primeiro golo na carreira (40').
Depois de ter feito o primeiro golo, o Marselha precisava de acelerar o ritmo. Foi Emegha quem rapidamente teve o golo da vitória nos seus pés, mas não conseguiu marcar, com Rulli a desviar para fora (48').
Aos poucos, porém, o Marselha começou a encontrar o seu ritmo. Greenwood, que não acertou no alvo (49'), antes de receber um passe de primeira de Amine Harit, que parecia estar a levar a melhor sobre Ismaël Doukouré: com um mergulho magistral, Petrovic saltou para os seus pés para desviar a bola para canto com uma mão firme (55').
Aos 62 minutos, após a lesão de Ismaël Koné, Adrien Rabiot fez sua estreia pelo Olympique, enquanto Neal Maupay e Jonathan Rowe substituíram Harit e Elye Wahi, que estava mais uma vez sem marcação. Na sua primeira bola, Rabiot passou para Maupey, que perdeu o duelo com Petrovic (63'). Depois de uma série de passes pela direita, Greenwood rematou com o pé esquerdo em direção ao poste mais distante, mas o remate saiu ao lado (69').
O Strasbourg, por sua vez, estava menos ativo ofensivamente, com Diarra a falhar remates (58' e 71') e Bakwa a rematar de pé esquerdo de um ângulo impossível (62').
O Marselha pressionava, mas o Racing não cedia. Nanasi foi travado por Derek Cornelius (82'), Diarra cabeceou à direita de Rulli (86') e Emegha foi travado in extremis por Cornelius (88').
Enquanto Santos comemorava cada intervenção defensiva e o banco do Estrasburgo exultava em sintonia, o Marselha não teve a última oportunidade de conquistar um ponto. Os Olympiens sofreram sua primeira derrota da temporada, enquanto o Racing voltou a vencer depois de uma derrota seguida de dois empates. E, aliás, mostrou que está a evoluir e a aprender rapidamente.
Outros resultados do dia: