Ligue 1: Hat trick de Jonathan David dá ao Lille vitória fácil com o Le Havre (3-0)
Recorde as incidências da partida
O Lille era favorito contra o Le Havre no Stade Océane, e os primeiros minutos da partida confirmaram essa superioridade. No entanto, os Dogues não conseguiram furar a defesa normanda. Jonathan David já havia causado impacto no jogo aéreo (5'), e obrigou Arthur Desmas a uma defesa (8'). O canadiano estava menos inspirado, no entanto, ao encontrar-se no caminho do remate de Alexsandro (10').
Após 20 minutos de jogo, o Lille tinha 88% de posse de bola. E à força de levar o Le Havre ao limite, abriu o marcador. Depois de Bafodé Diakité ter vencido um duelo com Issa Soumaré (verificado depois pelo VAR) e Angel Gomes ter orientado o jogo para a esquerda, Osame Sahraoui colocou Desmas no mano a mano com David (23'). O seu terceiro golo da época.
No entanto, a vantagem quase durou pouco, quando Antoine Joujou tentou a sorte de 20 metros e Lucas Chevalier fez uma grande defesa (25').
Mas apesar deste susto, o Lille continuou a desenvolver o seu jogo. David teve outra chance após um canto de Edon Zhegrova (31'). Depois, o kosovar teve um duelo para resolver após os seus companheiros intercetarem um mau lançamento do Le Havre, mas Desmas fez uma defesa perfeita com a cabeça antes de ser substituído por Christopher Opéri (34') . Poucos instantes depois, Sahraoui fez a sua própria jogada, um remate que apanhou toda a defesa normanda desprevenida e que foi desviado por David com o exterior do seu pé direito (35'), que da forma mais bonita atingiu a marca dos 90 golos pelo Lille.
Depois de uma primeira parte muito convincente, os Dogues queriam aumentar a sua contagem. Angel Gomes foi impreciso e desperdiçou uma oportunidade (47'), enquanto o árbitro assistente levantou a bandeira demasiado cedo quando Sahraoui não estava fora de jogo com uma situação de superioridade a negociar (55').
Mas o Le Havre estava a jogar mais adiantado e Soumaré cabeceou um livre de Opéri (49'). Teve outra oportunidade (65'), mas não teve mais sucesso. Mas foi Steve Ngoura, que entrou aos 15 minutos, que poderia ter mudado tudo, mas o avançado foi encontrado por Oussama Targhalline e viu o seu remate ser desviado pelo pé de Chevalier (62').
Mas a renovação da equipe era muito limitada para preocupar o Lille. E quando Zhegrova chegou ao fim de uma corrida pela direita, colocou a bola na cabeça de David, que marcou um hat-trick (79'), o terceiro de sua carreira na Ligue 1.
Nos descontos, Desmas defendeu com o pé para impedir Mitchel Bakker de aumentar sua contagem (90+1), depois venceu o seu duelo com Ethan Mbappé (90+2'). Porém, cometeu uma falta sobre Angel Gomes, que foi assinalada como penálti.
Para surpresa de todos, incluindo de Bruno Genésio, foi o próprio inglês que cobrou a grande penalidade, no momento em que David tinha a oportunidade de marcar quatro golos. Foi uma decisão errada, uma vez que falhou o castigo máximo (90+5').
O Lille tem agora 10 pontos e sobe ao 4.º lugar, enquanto o Le Havre é 13.º com 6 pontos.