Ligue 1: Lens acaba bom momento do Brest (1-0), Mama Baldé marca na vitória do Lyon (0-2)
Lens 1-0 Brest
O Lens queria dar continuidade à vitória por 0-3 em Lyon no fim de semana passado e defender o seu sexto lugar na Ligue 1, que é sinónimo de Europa. Após um desempenho muito forte, os jogadores do Lens, que provaram ter um estado de espírito irrepreensível, seguraram o 1-0 dos 30 aos 90 minutos, após uma segunda parte a favor do Brest.
Treze jogos sem derrota era a série dos bretões antes do jogo: após quatro meses de invencibilidade, perderam, mas não vão perder o segundo lugar na Ligue 1. Para eles, o mais importante, para além do resultado, é olhar para a forma como perderam. O Brest fez uma boa exibição e provou que pode acompanhar um Lens à procura da Europa e provisoriamente no 4.º lugar.
Intensidade, luta, batalha no meio-campo - é assim que os primeiros trinta minutos podem ser definidos. O Lens e o Brest estavam de olhos postos um no outro e nenhuma das equipas queria correr riscos. Houve muito jogo de longa distância, sem que nenhuma das equipas conseguisse encontrar um caminho. Há que dizer que, de ambos os lados, os blocos estavam bem colocados e estruturados.
No entanto, um erro paga-se em dinheiro. Na sua primeira oportunidade real, o Lens foi eficaz, aproveitando uma bola parada. Da esquerda, o português Pereira da Costa rematou cruzado para o poste mais distante, surpreendendo a defesa adversária e o guarda-redes Bizot. A bola bateu no poste e foi Ruben Aguilar que abriu o marcador (32').
No entanto, o Brest não desistiu da partida e foi superior na segunda parte. Uma confusão na área do Lens terminou com um remate de Camara para fora (56') e Pierre Lees-Melou tentou a sua sorte de longe, mas rematou para longe (58'). Foi então que Magnetti criou a primeira oportunidade clara de golo do Brest, defendido por Brice Samba, que segurou a vantagem de um golo para a equipa da casa (63').
Depois de Samba, os Lens pode agradecer ao poste esquerdo da sua própria baliza. Numa jogada bem trabalhada pela direita, Lala cruzou rasteiro para Satriano, que estava livre de marcação e rematou em cheio no poste, com a bola ainda a sofrer um desvio (79'). O Brest teve azar numa segunda parte que dominou por completo. O uruguaio insistiu, desta vez com um cabeceamento, mas Samba estava concentrado como sempre para evitar o empate em duas ocasiões (84').
Lorient 0-2 Lyon
Era difícil prever que este segundo jogo da 24.ª jornada da Ligue 1 colocaria frente a frente duas equipas em boa forma. Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Lorient e o Lyon tentavam continuar a sua recuperação. Os visitantes, em particular, ainda estavam com fome de Europa, mas viajaram para Le Moustoir sem Alexandre Lacazette.
Mas depois de um período de observação, o Lyon começou lentamente a assumir o controlo da partida, mesmo esperando cerca de dez minutos antes de chamar Yvon Mvogo à ação, que estava atento ao remate violento de Corentin Tolisso e depois à recarga de Saïd Benrahma. Mais tarde, o remate de Nemanja Matic incomodou a baliza do Lorient, sublinhando o domínio do Lyon.
No entanto, apesar de terem intensificado o seu jogo, os visitantes não conseguiram inaugurar o marcador, com Clinton Mata a cabecear para fora (19 minutos). Depois de deixar a tempestade passar, o Lorient assentou e tentou algumas investidas no meio-campo do Lyon, mas sem sucesso. À passagem da meia hora, as duas equipas estavam bem posicionadas.
O Lyon aumentou o ritmo, principalmente nm cruzamento inteligente de Mata que Mvogo conseguiu defender (33). O jogo não foi monótono, mas faltou um pouco de emoção, com um bom período do Lyon seguido de um período mais controlado, com medo de ser apanhado em contra-ataque por um ataque do Lorient que começava a funcionar. O placar de 0-0 era lógico no intervalo, mas deixava os observadores claramente ansiosos por mais.
A vitória estava nas mãos de ambas as equipas, mas foi a equipa da casa que saiu do balneário com a melhor das duas. Uma explosão de Théo Le Bris, que estava em destaque, encontrou Laurent Abergel à entrada da área, mas o remate do capitão não acertou no alvo (52). Infelizmente, o castigo foi imediato, já que o Lyon acabou por desbloquear a partida quando Mata fez mais uma ultrapassagem e encontrou o cabeceamento de Nicola Tagliafico, que acabou por fazer o golo (53).
Foi um golpe para o Lorient, que, no entanto, voltou corajosamente ao ataque, mas era evidente que a equipa do Lorient estava a sofrer mentalmente. Infelizmente, isso foi materializado num contra-ataque relâmpago, quando Mama Baldé irrompeu pela ala direita, bateu Mvogo e dobrou a vantagem para praticamente selar o destino da partida (64), antes de ir para o banco.
Desta vez, o Lorient não parecia ter coragem de dar a volta por cima. O jogo do Lorient começou a vacilar e parecia ter desistido após o segundo golo. Pierre Sage pôde recorrer ao seu banco para preservar o resultado, e Rayan Cherki, que acabara de entrar, esteve perto de marcar com um remate sem força suficiente (77). O Lyon tentou fazer valer o placard durante o resto do jogo, mas não conseguiu, principalmente devido à falta de oportunidades de contra-ataque, mas o resultado não teve muita importância.
Com este resultado, o Lyon subiu ao 10.º lugar da Ligue 1 e está a 8 pontos do último lugar da Europa, a 11 jornadas do fim. Não é um défice insuperável, especialmente se o Lyon conseguir manter o seu ritmo.