Ligue 1: Lens vence Nantes com golo de David Pereira da Costa (1-0)
Nantes 0-1 Lens
Tudo começou com um remate a 30 metros de David Pereira da Costa, que embateu na trave de Alban Lafont (1 minuto). A partida entre Nantes e Lens teve um início fulminante e, durante os primeiros minutos, parecia que a goleada de 4-0 dos canários em Bollaert no jogo da primeira volta iria continuar. Lafont, no entanto, não precisou de se apresentar para negar o remate em arco de Przemyslaw Frankowski e Florian Sotoca (9 minutos).
O resto da partida desmentiu as previsões. Os canários dominaram o jogo e Tino Kadewere abriu o marcador depois de Mostafa Mohamed, regressado da Taça das Nações Africanas, ter cabeceado uma bola perfeita. No entanto, por um punhado de milímetros, o VAR confirmou o julgamento inicial do árbitro assistente: fora de jogo e golo anulado (20 minutos).
Enquanto o Sang-et-Or estava apertados, os homens de Jocelyn Gourvennec continuavam a ameaçar, com um imenso Brice Samba a manter a sua equipa à tona. Primeiro, ele desviou um remate de Kadewere (34 minutos). Em seguida, impediu o golo de Mohamed (39 minutos). Por fim, fez uma das melhores defesas da época, um reflexo incrível num canto que não só salvou Ruben Aguilar de um autogolo, como também impediu Nicolas Pallois, sozinho à entrada da área, de empurrar a bola para o fundo das redes (43 minutos).
O Lens recompensou o esforço do seu guarda-redes na segunda parte. Sem ser incomodado, Facundo Medina encontrou uma linha de passe livre para Pereira da Costa, que bateu no poste com o seu pé esquerdo para marcar (48'). Um quarto de hora mais tarde, o médio do Artésien quase fez dois golos: depois de intercetar um passe do recém-contratado Kader Bamba, desferiu um potente remate que Lafont, no local, defendeu com o punho (63').
Entre estes dois lances, Pereira da Costa quase foi surpreendido pelo jovem Nathan Zézé, que não foi advertido nem recebeu a intervenção do VAR, apesar de ter os pés fora do chão e nas canelas do jogador do Lens (51').
Ameaçador como sempre quando encontrava a verticalidade, o Lens não conseguiu desbloquear o jogo após uma jogada de mestre pela direita. Depois de Sotoca se ter soltado, Elye Wahi tentou recuar para trás do seu apoiante, mas não conseguiu acertar no alvo quando um remate de pé direito teria sido certamente mais fácil e eficaz (68').
O Nantes, que está em má forma desde o início da época, marcou apenas três golos na última meia hora - o pior total da Ligue 1 - mas não conseguiu encontrar os recursos para empatar. Os Canários estão em 13.º lugar com 19 pontos, sob a ameaça direta dos outros candidatos à sobrevivência. Em contrapartida, o Lens subiu para o 6.º lugar, a 3 pontos do pódio.