Ligue 1: Lille goleia Clermont (4-0), Lorient vence Metz (2-1), Toulouse ganha ao Reims (3-2), Brest e Nice empatam (0-0
Brest 0-0 Nice
O Nice, que procurava a sua primeira vitória fora de casa desde outubro, pensou que tinha começado da melhor forma quando Evann Guessand se atirou à baliza aos nove minutos, mas o seu remate passou ao lado do poste, depois de ter passado por Marco Bizot. A melhor oportunidade da equipa da casa na primeira parte surgiu a nove minutos do fim, com Hugo Magnetti a dominar a bola e a rematar forte de meia-volta para o alvo, que foi defendido por Marcin Bułka, antes de Martín Satriano atirar o ressalto por cima.
Nos últimos segundos do primeiro tempo, Brendan Chardonnet fez um bloqueio vital para impedir o remate de Jordan Lotomba, destacando o domínio defensivo antes do intervalo.
Os visitantes dominaram a posse de bola no início da segunda parte, mas precisaram de 10 minutos para criar uma oportunidade. Após um canto curto cruzado, Guessand rematou de cabeça, mas um desvio tirou o efeito do remate, que Bizot defendeu com facilidade. No outro extremo, um cruzamento perigoso de Romain del Castillo encontrou Satriano, que não conseguiu desviar o cabeceamento para o fundo das redes.
As duas equipas lançaram-se ao ataque nos últimos 10 minutos, mas a solidez das defesas impediu que qualquer um dos guarda-redes fosse incomodado, o que garantiu o 12.º jogo sem sofrer golos para o Nice e o nono para os homens de Eric Roy.
O segundo 0-0 da época entre as duas equipas põe fim à série de sete jogos consecutivos de vitórias e derrotas alternadas da equipa de Francesco Farioli, enquanto os anfitriões somam pela segunda vez em outros tantos jogos um ponto em relação às duas únicas equipas que estão acima de si.
Lille 4-0 Clermont
O Lille mostrou a vontade de vencer rapidamente. Com o domínio da bola, o clube do norte da França se lançou ao ataque desde o início e fez chover bolas na meta adversária. Jonathan David teve a melhor oportunidade do jogo, ao rematar ao ângulo aos 10 minutos. Com as costas contra a parede, o Clermont foi obrigado a entrar em ação. Como Shamar Nicholson e suas tentativas, o CF63 deu tudo de si. Mas foi impedido por uma excelente defesa dupla de Lucas Chevalier (17).
O LOSC continuava forte, e Benjamin André cabeceou perto da baliza (24). Tranquila, a equipa de Paulo Fonseca continuou a aproveitar o seu momento e empurrou os Auvergnats para a frente. A equipa de Paulo Fonseca continuou a avançar e a pressionar os Auvergnats, que tiveram de lidar com um bom Mory Diaw, que também os manteve à distância durante algum tempo..... O segundo golo de David surge na sequência de um erro de cálculo do guarda-redes (38'). E, para matar o jogo antes do intervalo, Edon Zhegrova disparou um remate sublime de longa distância que saiu por cima do poste (40').
Nada mudou no segundo tempo. O Lille monopolizou a bola contra um Clermont confuso. Com a confiança em alta, os Dogues também fizeram uma série de belas jogadas técnicas.
O clube dominou e venceu em grande estilo. Com o resultado, o clube está provisoriamente em terceiro lugar, atrás do Brest. Com a vitória do Lorient sobre o Metz, o Clermont caiu para a 18.ª posição.
Metz 1-2 Lorient
O Lorient assumiu o controlo do jogo desde o início. Em seguida, deixou o Metz à vontade para medir o adversário. Por isso, não houve nenhum remate à baliza no primeiro quarto de hora. No entanto, a situação acabou mudando a favor dos Merlus. Mohamed Bamba abriu o marcador e deu esperança à equipa (19 minutos).
Não demorou muito para Bamba marcar. Didier Lamkel Zé empatou na sequência de uma boa jogada de ataque e de um esforço coletivo do Messina liderado por Georges Mikautadze (22). O resto do jogo foi dominado por lances de bola parada e pelo controlo do Lorient. Mas, apesar disso, os lanterne rouge tiveram dificuldades em recuperar a liderança.
O Lorient manteve-se firme após o reinício do jogo. Investigando um novo jogo de pressão, a equipa conseguiu finalmente marcar o segundo golo após uma boa reação de Panos Katseris (58 minutos). Depois disso, os visitantes mantiveram a seriedade, dando tudo de si para garantir a primeira vitória em vários meses.
Ativo no último quarto de hora, o Metz tentou voltar. Mas sem sucesso. Os Grenats sofreram a sétima derrota consecutiva e agora têm o mesmo número de pontos que o Lorient (16).
Reims 2-3 Toulouse
Como de costume, o Toulouse começou bem nas bolas paradas. Do outro lado do campo, no entanto, o Reims também mostrou sua intensidade. Contudo, a equipa da casa não pôde fazer nada contra o terceiro canto do TFC e o cabeceamento de Christian Mawissa (12 minutos). Depois disso, os jogadores de Will Still atacaram mais. Com uma boa prestação ao longo de toda a primeira parte, os jogadores de Will Still perderam infelizmente a cabeça perante os Violetas . Um golo soberbo de Shavy Babicka, aos 31 minutos, colocou os visitantes em vantagem. Galvanizado, o clube do sul de França não permitiu que o Reims reagisse antes do intervalo.
Pior ainda, o Toulouse beneficiou de uma grande penalidade, que Thjis Dallinga converteu nos descontos (45+3).
A reviravolta veio após o intervalo. Teddy Teuma marcou com o pé esquerdo (49 minutos). Depois de ter sido advertido, o Toulouse teve de se recompor para não perder a vantagem. Embora mais pressionado, o conjunto forasteiro resistiu.
Pelo menos até o golo de Sergio Akieme (90+1). Mas o Toulouse venceu. A equipa roxa está de volta ao 12.º lugar. O Reims continua a perder pontos e está agora em 7.º lugar.