Ligue 1: Lille sobe ao pódio (2-1), Marselha ainda acredita na Europa (3-1), Clermont desceu (0-1)
Primeiras partes defensivas
O Lille começou a noite com o pé direito. Após canto cobrado por Edon Zhegrova e desviado por Bafodé Diakité , Jonathan David abriu o placar para o Nantes ( 8'). Seguiu-se o segundo golo de Angel Gomes (11').
Para além de um golo em fora de jogo de Breel Embolo para o Mónaco em Montpellier ( 33'), houve pouca emoção.
O Marselha viu Pierre-Emerick Aubameyang aproveitou o cruzamento impecável deAmir Murillo e subiu para cabecear à queima-roupa de Yvon Mvogo (36'). Naquele exato momento, o Lorient estava com um pé na Ligue 2. Mais três dedos foram adicionados quando Samuel Gigot aproveitou uma defesa lenta do Merlus para empurrar a bola para a baliza. Parecia o fim, mas, com dois ex-jogadores do Marselha, o Lorient reduziu a desvantagem. Bamba Dieng passou a bola para Benjamin Mendy após falha de Chancel Mbemba (43').
Mónaco garante o segundo lugar
Enquanto os ultras do Rennes soltavam uma magnífica explosão de fumos, Angelo Fulgini apareceu para aproveitar o mau posicionamento de Arthur Theate e disparar um forte chute por baixo do travessão de Steve Mandanda (48'). O confronto entre Rennes e Lens estava finalmente em andamento e o Sang-et-Or dava um passo importante rumo à Europa.
Para o Mónaco, o segundo lugar era quase certo quando Kassim Ouattara abriu o marcador em La Mosson (52').
Depois, no espaço de alguns segundos, a luta pela sobrevivência intensificou-se em três frentes diferentes.
Em Clermont, o Lyon marcou com Orel Mangala (53 minutos). Foi o suficiente para surpreender os Auvergnats, especialmente porque, ao mesmo tempo, Georges Mikautadze desferiu um esplêndido remate rasteiro com o pé esquerdo para dar a liderança ao Metz em Estrasburgo (54'). Mais ao sul, Moumbagna ganhou um pênalti, que Aubameyang converteu (54').
Naquele momento, Clermont e Lorient estavam na Ligue 2, enquanto Le Havre e Nantes estavam sob pressão do Metz pelo 16.º lugar. Mathis Abline diminuiu a diferença para os canários contra o Lille (54 minutos). O Clermont pensou que tinha visto um raio de luz quando Maxence Caqueret foi premiado com um penálti... que acabou por ser anulado logicamente após a intervenção do VAR-
Para o Mónaco, o vice-campeonato foi selado quando Youssouf Fofana concluiu uma jogada de contra-ataque que envolveu Wissam Ben Yedder e Maghnes Akliouche (65 minutos).
Strasbourg salva Nantes e Le Havre
No Meinau, o poste esquerdo alsaciano negou a Mikautadze um golo que teria tornado o final do jogo menos tenso para o Metz (78').
Mais acima na tabela, o Rennes empatou com o Lens. Bertug Yildirim cabeceou um cruzamento da direita, mas Brice Samba fez uma defesa excecional por reflexo... sorte total, pois Arnaud Kalimuendo evitou que a bola saísse e alimentou Ibrahim Salah, que ficou sozinho à queima-roupa (82').
No Beaujoire, o Nantes estava a pressionar há vários minutos quando Lucas Chevalier desviou o cruzamento de Bénie Traoré com a perna. Um ato de classe. No entanto, o guarda-redes do Lille ficou lesionado quando desviou com a luva o cruzamento de Nicolas Cozza. Uma defesa inofensiva que poderia se transformar em uma lesão grave no joelho...
Ainda atrás no marcador, os canários receberam uma boa notícia do Estrasburgo. No seu último jogo com o Racing, Kevin Gameiro encontrou Emanuel Emegha, que fez o golo do empate (89'). E momentos depois, Andrey Santos dobrou a vantagem após uma bola perdida (90+1'). O céu tinha acabado de cair para o Lorena, mas ainda não tinha garantido um lugar no play-off, uma vez que vai defrontar o PSG, enquanto o Lorient recebe o Clermont. Neste contexto, mesmo com uma diferença de 7 golos no saldo de golos, nada é ainda certo.
Resultados da noite