Ligue 1: Luta pela Europa atinge fase decisiva
9.º: Marselha (em casa do Lorient) - 44 pontos
O Marselha precisa vencer em duas frentes: por um lado, para subir na tabela e apurar-se para a Europa e, por outro, para se redimir da fraca atuação em Bérgamo na quinta-feira.
Para o efeito, Jean-Louis Gasset não poderá contar com Leo Balerdi, que está suspenso. No entanto, Ulisses Garcia, Pape Gueye e Jean Onana, que não jogaran para a Liga Europa, devem ser titulares. Como o emblema Olympien é um "tigre" no Velódromo e um "gato" fora de casa, segundo as palavras do seu treinador, este último jogo em casa deve ser um sucesso, nem que seja para salvar o que ainda pode ser salvo desta época largamente falhada.
Na melhor das hipóteses, o Marselha pode terminar em sexto lugar e garantir um lugar no play-off para a Liga Europa. Caso contrário, teremos de esperar que o PSG ganhe a Taça de França para garantir que o sétimo lugar vai para a Europa, com o mesmo bilhete. É evidente que esta época está a ser terrível até ao fim...
Europa: vitórias nas duas últimas jornadas e deslizes dos rivais
8.º: Rennes (visita o Lens) - 45 pontos
Os bretões voltaram a vencer o Metz, mesmo que em meio a uma polémica, mas depois de perderem em casa para o Brest por 5-4, os Rouge et Noir não estavam com vontade de ser exigentes.
Ao contrário do Marselha e do Lyon, eles enfrentam um adversário direto. O Lens, que ocupa a sexta posição, está a quatro pontos de distância e uma vitória poderá baralhar o grupo antes da última ronda de jogos. Julien Stéphan pode contar com a força total do seu plantel, com exceção de Martin Terrier e Azor Matusiwa, ambos suspensos.
O retorno às prova europeias está mais complicado, já que a vitória do Nice sobre o Le Havre (1-0) na noite de sexta-feira garantiu a presença no Liga Conferência, no mínimo. Para o Rennes, a situação é praticamente idêntica à do Marselha: precisa de vencer para se aproximar do sexto lugar e, se necessário, apoiar o PSG para chegar aos play-offs da Liga Conferência.
Europa: vitórias nos dois últimos jogos e deslizes dos rivais
7.º: Lyon (fora de casa contra o Clermont) - 47 pontos
O Lyon está em uma posição praticamente ideal. Com uma vitória contra o Clermont, o Lyon vai certamente beneficiar do resultado entre Rennes e Lens. Ou o seu sétimo lugar será reforçado em caso de vitória, com pelo menos três pontos de vantagem sobre os bretões, ou aproximar-se-á do sexto lugar, ocupado pelos Artésiens.
Se os Gones ganharem a Taça de França, estarão na Liga Europa. Se perderem a final, o sétimo lugar passa a ser europeu. Neste momento, Pierre Sage já está a pensar no confronto com o PSG e no troféu que se aproxima. Os jogadores ameaçados de suspensão não deverão estar em campo, e alguns jogadores-chave serão mantidos.
Europa: vencer o Clermont e o Lens vencer o Rennes
6.º: Lens (visita o Rennes) - 49 pontos
Muito inconstante nesta temporada, o Lens oscilou entre a vitória e a derrota nos últimos quatro jogos e conquistou apenas sete pontos desde meados de março. Um regresso às competições europeias seria um grande feito, tendo em conta a forma como a época decorreu até agora.
Com uma vitória no Roazhon Park, o retorno às competições europeias seria praticamente certo. E se o Lyon não vencer o Clermont, um empate será suficiente para garantir o sexto lugar, já que a diferença de gols entre o Lens e o Lyon é muito grande.
Assim como o Rennes, que não contará com Martin Terrier, Franck Haise não terá o suspenso Elye Wahi. Kevin Danso, Jhonatan Chávez e Neil El-Aynaoui estão lesionados.
Europa: vitória contra o Rennes e o Lyon não vence
4.º: Lille (visita o Nantes) - 55 pontos
Derrotado pelo Lyon nos acréscimos após um jogo maluco, o Lille desperdiçou sua primeira oportunidade de subir ao pódio. Desta vez, os Dogues precisam vencer em La Beaujoire para ficar à frente do Brest no saldo de golos.
O Nantes, por sua vez, tem muito em jogo, principalmente a sobrevivência na Ligue 1. Uma vitória dos canários evitaria muitas dores de cabeça na última jornada. O Lille, que muitas vezes não conseguiu marcar golos em momentos-chave desta temporada, deve desconfiar da capacidade de recuperação do Nantes.
Sem o lesionado Yuzuf Yazici, Paulo Fonseca tem um desafio difícil pela frente, já que poderá deixar o norte da França no final do seu contrato. Em caso de mau desempenho, não só o Brest estaria em posição perfeita para terminar em terceiro lugar e, assim, se classificar diretamente para a Liga dos Campeões, como também o Nice estaria a uma distância considerável do quarto lugar. Teremos de ser mentalmente fortes se quisermos vencer.
Liga dos Campeões: vencer o Nantes
2.º: Mónaco (visita Montpellier) 61 pontos
O La Paillade não tem mais nada a disputar, então, nesta última viagem da temporada, o Mónaco pode oficializar sua vaga como vice-campeão do PSG com um empate. O empate do Brest (1-1) com o Reims na sexta-feira abriu caminho para a equipa de Adi Hütter, que, mesmo em caso de derrota, teria direito a um coringa melhorado, já que o saldo de golos continuaria a favor do clube de Rocher.
No entanto, o Mónaco terá muitas ausências: Takumi Minamino está suspenso, enquanto Alexander Golovine, Ismaïl Jakobs, Denis Zakaria e Guillermo Maripán estão lesionados.
Segundo lugar: Se não perder