Ligue 1: PSG reforça liderança (0-2), Lyon volta às derrotas (3-1) Lille de Fonseca vence (3-0)
Lens 0-2 Paris SG
O Paris Saint-Germain consolidou a liderança da Ligue 1, ao vencer em casa do Lens, por 0-2, em jogo da 18.ª jornada.
O Lens, com o português David Costa a titular, teve uma grande oportunidade para marcar, mas o polaco Przemyslaw Frankowski falhou uma grande penalidade aos seis minutos.
O PSG adiantou-se aos 30 minutos, por Bradley Barcola, antes de Jonathan Gradit ser expulso aos 45+2 e deixar o Lens com 10 jogadores, com Kylian Mbappé (89) a confirmar o triunfo dos parisienses, que tiveram Danilo e Vitinha a titulares e Gonçalo Ramos como suplente não utilizado.
Com este triunfo, o PSG ficou ainda mais isolado no comando da Liga francesa, 43 pontos, mais oito do que o Nice, derrotado no domingo em casa do Rennes (2-0), enquanto o Lens é oitavo, com 26.
Le Havre 3-1 Lyon
Depois do triunfo na Taça de França no domingo contra o Caen (2-1), o Le Havre acabou com a confiança do Lyon, que vinha de quatro vitórias consecutivas em todas as competições.
A equipa da casa abriu o marcador, colocando-se numa posição ideal para conquistar os três pontos. Após um canto pela esquerda, Gautier Lloris cabeceou a bola para o fundo das redes de Anthony Lopes.
Este golo foi apenas o início do pesadelo do Lyon, que viu Jake O'Brien ser expulso por vermelho direto depois de uma entrada dura sobre Kuzyaev, ainda antes da meia hora de jogo.
A partir daí, a tarefa ficou mais complicada para os jogadores de Pierre Sage, que permetiram o 2-0 no início da segunda parte, por intermédio de Sabbi.
Era fácil para a equipa de Luka Elsner quebrar o impasse, mas a resposta do Lyon não demorou a chegar. Encontrado por Cherki na área, Lacazette finalizou a jogada com o pé direito e rapidamente reduziu a diferença. O médio-ofensivo do Lyon teve excelente oportunidade para fazer o 2-2, não marcou e o Le Havre fechou o encontro.
Christopher Operi, servido na esquerda, fez um golaço no canto superior direito da baliza de Anthony Lopes e sentenciou a partida. Com esta derrota, o Lyon cai para o 16.º lugar, zona de play-off de descida.
Lille 3-0 Lorient
O Lille precisava de vencer para diminuir a distância que o separa dos líderes da tabela, e foi o que fez neste domingo. Os comandados de Paulo Fonseca aproveitaram os tropeções de Mónaco e Nice para diminuir a distância.
Na tarde deste domingo, no Estádio Pierre-Mauroy, não havia muita diferenteça entre as duas equipas, com o LOSC a controlar o jogo pernate um Lorient instável como sempre.
No primeiro tempo, assim como no segundo, o padrão de jogo foi idêntico. Com mais de 60% de posse de bola e inúmeras oportunidades criadas, o Lille sufocou a defesa adversária com troca de bola, intensidade e verticalidade, mas apenas um golo marcado. O Lorient podia ter saído com um resultado mais pesado.
Com 19 minutos jogados, os Dogues ficaram perto de beneficiar de uma grande penalidade, mas o VAR decidiu o contrário. Era apenas uma questão de tempo, já que Jonathan David conseguiu transformar em golos o domínio da sua equipa com um cabeceamento certeiro, aos 38 minutos. O ex-Boavista Angel Gomes colocou-lhe a bola à mercê num livre à entrada da área e beneficiou da apatia da defesa bretã.
No segundo tempo, a turma de Paulo Fonseca foi menos perigosa, contentando-se em gerir o jogo. Isso não impediu Edon Zhegrova, por exemplo, de animar o último terço. Como de costume, o lateral-direito provocou bastante, como tem feito nos últimos tempos. No entanto, não foi necessariamente o protagonista, apesar de ter sido provavelmente o jogador com mais tentativas de golo.
Embora o Lorient estivesse por cima no último quarto de hora, foi a equipa da casa que ampliou o marcador na melhor das hipóteses. Cabella, que tinha entrado alguns minutos antes no lugar de Yusuf Yazici, conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes após uma pequena confusão na área.
E quando pensávamos que o jogo ia terminar de forma muito tranquila, Zhegrova foi recompensado nos descontos com um belo remate de pé esquerdo após mais um drible bem-sucedido no seu lado direito. Resultado final com 3-0 e os Dogues no quinto posto da tabela.