Ligue 1: Mónaco bate Lille e adia título (1-0), Nuno Mendes assiste na vitória do PSG (1-4)
Monaco 1-0 Lille
Paulo Fonseca e Tiago Santos tentaram antecipar as celebrações dos compatriotas Danilo Pereira, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos, mas o Lille não conseguiu travar o Monaco e fica agora a seis pontos do segundo lugar da Ligue 1.
Frente a frente, duas equipas na luta pelo segundo lugar do campeonato e pela Liga dos Campeões, que atravessavam uma excelente forma antes deste encontro e protagonizaram um excelente espetáculo no Principado.
O Lille, de Paulo Fonseca, foi mais forte na primeira parte, com Haraldsson a desperdiçar duas excelentes ocasiões para os Dogues, mas deve ao guarda-redes Chevalier a derrota pela margem mínima com que saiu do Monaco.
O guardião francês fez uma exibição de excelência para adiar ao máximo o triunfo monegasco, deixando Ben Yedder, que prolongou a seca de golos para nove jogos, à beira de um ataque de nervos.
No entanto, não conseguiu travar o remate de Fofana, aos 62 minutos, à entrada da área, para impedir a vitória do Monaco e confirmar as celebrações do Paris SG.
Depois de sofrer, o Lille, que acertou duas vezes nos postes, ainda ameaçou o empate, com Tiago Santos em destaque a rematar por cima da baliza de Majecki.
Lorient 1-4 Paris SG
Luís Enrique não tem pressa de ser campeão. O próprio já admitiu esse facto, sabendo que, mais cedo ou mais tarde, o Paris SG vai celebrar mais uma conquista do campeonato francês. No fundo, é assim desde o início da época.
Isso explica que o técnico espanhol tenha descansado vários jogadores para esta partida, entre os quais Vitinha, que nem foi convocado, e Danilo Pereira, que ficou no banco de suplentes já a pensar no jogo com o Dortmund, da Liga dos Campeões.
Quem voltou a jogar, depois de ter descansado no fim de semana com o Lyon, foi o português Nuno Mendes, que viria a ter papel importante na vitória que podia confirmar o título da Ligue 1.
Antes da intervenção do lateral, que voltou a fazer uma boa exibição e a ganhar ritmo para o Euro-2024, Dembélé confirmou o excelente momento ao apontar o 0-1, depois de uma jogada da direita para o corredor central.
Apenas três minutos depois, uma incursão de Nuno Mendes pela esquerda contou com um desvio fortuito de Kylian Mbappé, que também voltou ao onze e aos golos pela equipa francesa.
O Lorient, que luta pela manutenção na Ligue 1, deu alguns sinais positivos e criou dificuldades a Donnarumma, mas Mbappé viria a decidir a partida na segunda parte.
O internacional francês brilhou no drible para entregar o golo a Dembelé aos 60 minutos e fechou a contagem aos 90', com um remate em arco, de pé direito, que ainda desvia num jogador do Lorient antes de entrar.
Antes disso, a equipa da casa ainda tinha reduzido por Bamba, num lance em que Donnarumma não fica muito bem na fotografia.