Ligue 1: Mónaco vence Reims e sobe à liderança (1-3), Nice bate Metz (0-1)
Reims 1-3 Mónaco
O início lento do Paris Saint-Germain na campanha da Ligue 1 significa que a corrida pelo título parece relativamente aberta em França. Com os campeões a jogar apenas no domingo, ambas as equipas chegaram a este encontro sabendo que uma vitória os colocaria alguma distância entre eles e os homens de Luis Enrique e ascenderiam ao primeiro lugar.
No entanto, os primeiros 45 minutos não foram o que muitos esperavam. O Mónaco marcou 18 golos, o melhor da Liga, antes do pontapé de saída, enquanto apenas os seus adversários, PSG e Nantes, marcaram mais do que os 13 do Reims, mas nenhuma das equipas parecia particularmente perigosa antes do intervalo. Embora os anfitriões tenham mostrado a energia que se tornou habitual sob o comando de Will Still, faltou-lhes o produto final e os monégasques lutaram para se adaptar à alta pressão que enfrentaram. Porém, à medida que o intervalo se aproximava, os visitantes adiantaram-se no primeiro remate à baliza. Ismail Jakobs foi o autor do golo, ao rematar um cruzamento desviado de Krépin Diatta para o canto oposto e marcar o seu primeiro golo na Ligue 1.
Esse remate pareceu revigorar o Mónaco após o intervalo e, aos quatro minutos da segunda parte, estava quase fora de vista. Folarin Balogun teve um grande avanço na temporada 2022/23 emprestado ao Les Rouges et Blanc, ao marcar 22 golos em 39 jogos, mas voltou a assombrar seu antigo clube aqui, disparando um remate para além de Yehvann Diouf, apesar do guarda-redes ter conseguido. Depois, Wissam Ben Yedder acenou com a cabeça um cruzamento de Jakobs para canto, à queima-roupa, para o seu 150º golo na Ligue 1, tornando-se apenas no segundo jogador, ao lado de Kylian Mbappé, a atingir esse marco no século XXI.
Na marca de uma hora, os anfitriões haviam reduzido a desvantagem na cobrança de pênalti. Marshall Munetsi sofreu falta do suplente Chrislain Matsima e, na cobrança de pênalti resultante, Teddy Teuma não cometeu erros. No entanto, apesar de Mohamed Daramy ter dirigido um remate certeiro a Philipp Köhn, Reims ofereceu pouca ameaça adicional e o Mónaco poderia ter aumentado a sua vantagem quando Ben Yedder rematou ao lado e Diouf desviou um cruzamento errado de Takumi por cima da barra.
No final, a equipa de Adi Hütter encarou o encontro com relativa facilidade, ao conquistar vitórias consecutivas na primeira divisão francesa. O Reims está em quarto lugar, quatro pontos atrás do primeiro lugar, e agora tentará voltar às vitórias quando enfrentar o Toulouse após a pausa internacional.
Metz 0-1 Nice
O Nice queria recuperar o primeiro lugar. No sábado, em Metz, os objetivos eram simples. Os aiglons começaram imediatamente a pressionar o Metz. Na frente, Khéphren Thuram tentou vários remates nos primeiros minutos, mas não acertou no alvo. Do outro lado, o Metz permanecia muito compacto e impedia Gaëtan Laborde e Jéremie Boga de avançarem. Mas por volta do quarto de hora, as coisas começaram a melhorar para os grenats.
No entanto, depois de uma boa jogada coletiva, Hicham Boudaoui apareceu junto da baliza e rematou cruzado para o fundo das redes (14'). Com a posse de bola, o Nice voltou a pressionar e atacou com mais intensidade. No entanto, o bloco baixo da equipa da casa tornava o segundo golo menos fácil do que o esperado.
Após o intervalo, o Nice continuou na mesma linha. Tal como o Laborde, a equipa pressionou cada vez mais para quebrar o impasse. Em contra-ataque, Pape Amadou DialloPapeAmadou Diallo e Ablie Jallow (62') tentaram a sua sorte, mas não conseguiram capitalizar. Depois, pouco a pouco, voltaram a perder terreno e deixaram a bola para os adversários. No entanto, os Rouge et Blanc não conseguiam puxar os contra-ataques e não conseguiram voltar ao jogo.