Ligue 1: PSG prepara-se para celebrar o 12.º título
Com 69 pontos na tabela a quatro jornadas do fim, o PSG pode assim sagrar-se campeão a partir deste sábado à noite, no Parque dos Príncpes, se vencer o Le Havre, atualmente em lugar de play-off de manutenção.
Em caso de vitória, os parisienses não poderão mais ser alcançados pelo segundo classificado, o Mónaco. A mesma equipa que impediu o líder do campeonato de se sagrar campeão em Le Moustoir, depois de vencer o Lille por 1-0. As luzes estão acesas para o PSG, que está a atravessar uma excelente fase.
"Vou continuar da mesma maneira, rodando os jogadores, porque é que havia de mudar? O que muda é que, se ganharmos amanhã, seremos oficialmente campeões, e fazê-lo diante dos nossos adeptos é o ideal", declarou Luis Enrique na conferência de imprensa antes do jogo.
As palavras fazem todo o sentido, já que o PSG está no caminho certo para conquistar o seu segundo título da temporada, depois da Supertaça em janeiro. O técnico espanhol, que até alguns dias atrás queria manter a cautela em relação aos próximos jogos, não hesitou em mostrar o seu entusiasmo na sexta-feira.
E isso é lógico, pois os parisienses poderão colher todos os frutos do trabalho árduo que vêm realizando desde agosto. De fato, apesar de alguns tropeços, os comandados de Luis Enrique perderam apenas uma partida, contra o Nice em casa, em setembro. Desde então, apenas empates mancharam o histórico do fim de semana.
Acima de tudo, o PSG dominou o seu jogo do início ao fim, assumindo a liderança do campeonato na 12.ª jornada. Atrás deles, rivais como o Nice caíram enquanto o Brest e o Mónaco fizeram o que puderam para tentar acompanhar o ritmo.
Este sábado é a oportunidade perfeita, perante o público do Parc des Princes, para conquistar um título pela 12.ª vez, especialmente porque a equipa está a atravessar um período muito bom.
"Estamos a chegar ao final da temporada em circunstâncias positivas. Estamos num momento esplêndido, temos quase todos os jogadores disponíveis, exceto Kimpembe e Rico. Todos eles têm hipóteses de jogar, os adeptos estão contentes e o final da época é muito atrativo", assumiu.
Já o Le Havre, apesar de precisar desesperadamente de pontos no final da temporada para garantir a sua sobrevivência, não deve ser um grande obstáculo. Tal como o Lorient há alguns dias, o 16.º classificado da Ligue 1 vai defrontar um adversário em muito boa forma que não terá problemas em dominá-lo da cabeça aos pés.
Resta saber quantos golos a equipa de Luka Elsner vai sofrer, porque psicologicamente, uma derrota como esta pode prejudicá-la ainda mais, tendo em conta a série de maus desempenhos nas últimas semanas.
O adversário seguinte é o Estrasburgo, no Stade Océane, antes de os normandos viajarem para a Allianz Riviera para receber o Marselha no dia 19 de maio.