Ligue 1: Saint-Étienne é duro teste para o Lille antes da viagem a Alvalade
Deixámos os Dogues zangados antes da pausa internacional, quando perderam em casa com o Paris Saint-Germain. Com um erro de arbitragem no final do jogo e um golo sofrido no reatamento, o Lille precisa de recuperar o ânimo. A temporada 202/25 começa a sério em setembro, com a fase principal da Liga dos Campeões a arrancar dentro de alguns dias.
Para o Lille isso significa uma viagem bastante simples a Geoffroy-Guichard, seguida de outra a José Alvalade, casa do Sporting, para a primeira jornada da Champions.
Com um calendário agitado, todas as vitórias são preciosas, e contra o Saint-Etienne, o clube do norte espera fazer valer a lógica.
Manter o nível de jogo
Desde o início da temporada, o Lille está muito bem em campo. Antes da derrota por 2-1 em Praga, os comandados de Bruno Génésio haviam passado muito bem pelos primeiros jogos.
Solidariedade, vontade de jogar, rapidamente se percebeu onde esta equipa queria chegar. E, contra o PSG, os Dogues não foram ridículos. Na segunda parte, elevaram o jogo com muita agressividade em todas as áreas do jogo, fazendo com que a equipa adversária recuasse.
É muito bom ver esta equipa a jogar com tanta determinação, porque é esse o tipo de mentalidade que tem de adotar se quiser ser uma força a ter em conta na Liga dos Campeões. Na próxima semana, o Sporting, o campeão português treinado por Ruben Amorim, é uma equipa muito boa e será o favorito para o jogo. Para se saírem bem, terão de correr riscos. Assim, o programa desta sexta-feira com os Verdes tem as mesmas cores... e as mesmas intenções.
No papel, o Lille é melhor do que o seu adversário. Há todos os motivos para acreditar que a equipa nortenha terá a posse de bola e conseguirá impor o seu ritmo, estabelecendo um bloco alto. Resta aproveitar as oportunidades criadas pela repetição de passes em que os laterais estão particularmente envolvidos.
Isso não impedirá que um certo Edon Zhegrova volte a deixar a sua marca, já que ele é o garante do drible da sua equipa. O kosovar é capaz de causar muitos problemas à defesa do St. Etienne.
E isso não é tudo, porque no centro da defesa, Bafodé Diakité vai trazer a sua presença em ambas as áreas e desde o início da temporada, ele já provou ser decisivo. Nas alas, o português Tiago Santos, de 22 anos, também está a mostrar muito boa forma. Por fim, Jonathan David - que voltou a marcar pelo Canadá durante a pausa - será um jogador importante se o seu treinador decidir não o fazer descansar.
Também não podemos esquecer a chegada de André Gomes - ou melhor, o regresso de André Gomes, que jogou no Lille há dois anos. O português é um trunfo adicional para o meio-campo.
O LOSC conta com algumas boas individualidades e, coletivamente, as coisas estão a funcionar bastante bem neste momento. No entanto, a derrota para o PSG deve servir de motivação extra para manter o ritmo. Enfrentar um Saint-Étienne não deve ser mais do que uma formalidade se os Dogues quiserem almejar o topo da Ligue 1.