Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ligue 1: Takumi Minamino pronto para assumir o papel principal no Mónaco

Takumi Minamino foi decisivo no último sábado contra o Saint-Étienne
Takumi Minamino foi decisivo no último sábado contra o Saint-ÉtienneAFP
Takumi Minamino, que marcou o único golo contra o Saint-Étienne, ajudou o AS Monaco a começar sua nova temporada da melhor maneira possível. O jogador de 29 anos entra na sua terceira temporada com a camisola dos monegascos e tenta estabelecer-se como o líder do ataque da equipa após a saída de Wissam Ben Yedder.

Acompanhe as incidências da partida

Takumi Minamino foi uma figura importante na partida de abertura da Ligue 1 do AS Monaco contra o Saint-Étienne no Stade Louis II no sábado. Com a saída de Wissam Ben Yedder e a não aparição de Georges Mikautadze, o avançado japonês tem um papel a desempenhar esta temporada no ataque monegasco: fazer a transição de tenente para líder ofensivo.

E não demorou muito para que o jogador de 29 anos começasse a estabelecer-se como tal. O seu primeiro jogo, o seu primeiro golo e a sua vitória devem-se a esse golo, para além das várias ações em que a sua equipa esteve envolvida. Agora, na sua terceira temporada no Rochedo, ele é visto como uma figura-chave no balneário e tem as qualidades necessárias para fazer a diferença esta temporada.

Os números de Takumi Minamino
Os números de Takumi MinaminoFlashscore

É hora de dar um passo em frente

Na temporada passada, ele já havia sido recompensado pelas suas atuações pelos adeptos do AS Monaco, que o elegeu MVP da temporada (9 golos, 6 assistências na Ligue 1). Mas este ano, dadas as circunstâncias e o plantel atual, Takumi Minamino precisa dar o impulso em frente ao serviço do emblema do Principado: confirmar a sua boa segunda temporada, estabelecendo-se como o verdadeiro líder do clube.

"Quero sempre fazer melhor", explicou ele à imprensa monegasca em julho, à margem da preparação. "Não foi uma temporada perfeita, mas pessoalmente sinto que ajudei muito mais os meus companheiros do que na minha primeira temporada aqui. Estou contente com isso, mas agora só quero concentrar-me na próxima. A temporada 2024/25 será ainda mais difícil, com grandes adversários na Europa, por isso quero mostrar mais uma vez que posso ser importante para a equipa", acrescentou.

A sua primeira época foi difícil, mas a chegada de Adi Hütter permitiu-lhe fazer a descoberta em 2023/24. Como ele mesmo admite, o austríaco é "uma das razões" pelas quais ele está a jogar bem, e é em parte graças a ele que o japonês se estabeleceu como um dos líderes na última temporada ao lado de Aleksandr Golovin. Mas será que o jogador de 29 anos atingiu a sua melhor forma?

"Na melhor forma da minha carreira? Espero que sim! Em todo o caso, quero continuar a ser tão decisivo como tenho sido em todas as épocas e estou a fazer figas para que esta época de 2024/25 seja ainda mais memorável para mim", admitiu no mês passado.

É difícil dizer depois de apenas um dia, mas uma coisa é certa: "Taki" deve continuar neste caminho. O seu golo - uma obra-prima aos olhos de muitos - foi o culminar da sua primeira boa prestação como homem que iniciou ou terminou todas as jogadas do Mónaco contra o Saint-Étienne.

O confronto deste sábado contra o Lyon promete ser memorável, e Minamino tentará deixar a sua marca contra uma equipa que caiu diante do Rennes na primeira jornada. E por que não enviar uma mensagem aos seus jogadores sobre a decisão de Mikautadze de ir para o Lyon, já que o Mónaco tem um líder ofensivo no plantel pronto para causar estragos esta temporada?