Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marselha de fora das competições europeias: "Nós não merecemos nada", desabafa Pau López

Marselha perdeu surpreendentemente com o Reims por 1-0
Marselha perdeu surpreendentemente com o Reims por 1-0Profimedia
O Marselha pode estar satisfeito com o seu desempenho na Liga Europa nesta temporada. A participação nas meias-finais foi um bónus muito surpreendente, em comparação com o seu desempenho na Ligue 1. E a derrota de quarta-feira por 0-1 contra o Reims pode ter finalmente fechado as portas das competições europeias. Não foi apenas Jean-Louis Gasset (70 anos), o treinador interino do clube do sul de França, que ficou desiludido com a derrota.

Quando o experiente treinador substituiu o italiano Gennaro Gattuso no comando técnico, em fevereiro, foi incumbido de estabilizar a posição da sua equipa nos degraus que garantem a passagem às competições europeias. Sob o seu comando, os Phocéens começaram por obter resultados positivos, mas acabaram por cair na velha letargia. E o facto de a ambiciosa equipa não estar no seu melhor foi confirmado pelo jogo de quarta-feira, em Marne.

Os visitantes tinham uma carta clara para jogar. Se tivessem vencido os dois jogos que lhes restavam fora de casa, teriam muito provavelmente terminado em sexto lugar, qualificando-se assim para as batalhas europeias.

No entanto, o destino havia jogado Reims e Le Havre, que não eram exatamente testes difíceis no papel. Mas jogar fora de casa é um grande susto para o Marselha. Na primeira divisão francesa, o Olympique tem apenas 11 pontos fora de casa, o mesmo número do despromovido Clermont.

Classificação do Marselha antes da última jornada
Classificação do Marselha antes da última jornadaFlashscore

No total, esta é a 20.ª vez consecutiva que o Olympique de Marselha não consegue manter a baliza a zeros em jogos fora de casa. A última vez que o Marselha fez pior foi na década de 1970.

"Estou envergonhado", disse Gasset em entrevista à plataforma de streaming Prime Video.

"Não temos coragem para ir para a frente, para empatar, para conseguir o tipo de resultado que nos levará às competições europeias. Se não formos eficazes, não podemos ganhar", acrescentou.

O técnico ficou ainda mais triste com o fracasso em Reims porque os adversários talvez não estivessem tão motivados quanto os seus comandados.

"É difícil aceitar uma coisa destas. É terrível. Não  compreendo que alguém que não tem nada para jogar possa ser mais agressivo do que nós. Nos últimos dois dias, pensei mesmo que éramos capazes de lutar pelas competições europeias", assumiu Gasset.

A possibilidade de o Marselha disputar pelo menos a Liga Conferência na próxima temporada já é muito pequena. Atualmente, o Lens, sexto classificado, e o Lyon, sétimo, têm três pontos de vantagem sobre o clube. 

"Acredito que é preciso ter sempre o que se merece. E nós não merecemos nada", disse Pau López, o guarda-redes do Marselha.

"Tínhamos a sensação de que era Reims que estava a jogar pela Europa. Agora só temos de esperar por um milagre", comentou o guarda-redes.

Recorde o Reims - Marselha